Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em João Pessoa
conteúdo

Notícias

UFPB participa da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em João Pessoa

publicado: 10/11/2023 15h14, última modificação: 10/11/2023 15h14
Este ano com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento vai acontecer de 23 a 25 de novembro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participará da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontecerá em João Pessoa. O evento, anual e gratuito, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, de 23 a 25 de novembro. A UFPB estará presente com projetos e ações de inovação, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade e muito mais. 

O tema deste ano será “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Na abertura do evento, a banda Rubacão Jazz, do Departamento de Música, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, realizará um show no Teatro Paulo Pontes, às 18h30. 

A 20ª SNCT é um evento anual realizado em todo o país com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), organizado, em parceria, pelo Governo do Estado da Paraíba e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, com o apoio de 15 outros municípios. Além da colaboração da UFPB, outras instituições de ensino superior, públicas e privadas, também participam do evento.  

Esta 20ª edição envolve vários Centros de Ensino da UFPB e contará com vários eixos temáticos, que incluem, por exemplo, a “Olimpíada Paraibana de Matemática”, realizada pelo Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.

No Espaço Universidades, a UFPB estará presente durante toda a Semana, apresentando projetos de sustentabilidade, tecnologia e inovação. O Centro de Energias Renováveis (CEAR) da UFPB vai participar com cerca de 10 projetos desenvolvidos na Universidade, dentre eles o “FabLab”, um laboratório-oficina multidisciplinar de modelos tridimensionais, e o projeto “Fórmula Elétrico”.

O professor Euler Macedo, Diretor do CEAR, explica que o “Fórmula Elétrico” é um projeto que contempla a montagem de um veículo elétrico de competição por alunos da UFPB, e será exposto na Semana Nacional. Para os estudantes que participarão do evento, os projetos “Questionando a Química Através da Experimentação” e o “Disseminação das Energias Renováveis” trazem perspectiva educativas realizadas junto às escolas da rede pública, assim como o “Programação e Robótica no Ensino Médio” (PROBEM), que traz conceitos de robótica e programação para complementar a formação de alunos e professores do Ensino Médio.

Também estará presente o projeto de extensão “Tratamento de Resíduos Eletrônicos” (TREE), do Departamento de Engenharia Elétrica do CEAR, que busca informar e sensibilizar o público sobre o correto descarte e reaproveitamento de resíduos eletrônicos na região metropolitana de João Pessoa.

Haverá exposições da UFPB sobre Energias Renováveis, como o “Projeto Paraíba Solar”, falando sobre a importância da energia solar fotovoltaica para o Nordeste brasileiro, e a “Usina-Escola Solar”, apresentando a usina fotovoltaica inaugurada recentemente em parceria com a Huawei e a formação de competências de tecnologias solares.

O Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) estará presente no Espaço Startups com o “Grupo PETI”, que busca fomentar educação e inovação empreendedora no âmbito acadêmico da UFPB, e que estará apresentando ações realizadas pelo projeto, como cursos de inovação, nivelamento em propriedade intelectual e ações em conjunto com empresas juniores da UFPB.

A Diretora da Inova/UFPB, professora Kelly Gomes, pontua a importância da UFPB participar da Semana, pois “possibilita que a comunidade externa, principalmente o grupo estudantil, possa ter um contato maior com tudo que é desenvolvido na nossa Instituição, e isso abre novas perspectivas para os estudantes”.

A Profa. Kelly conta que cerca de 10 Startups Incubadas da Inova UFPB estarão presentes no evento, como o “LabFilme”, um laboratório de síntese e caracterização de filmes finos e desenvolvimento de materiais aplicado às energias renováveis, e o “Programa I2E”, que é um programa de inovação e educação empreendedora vinculado às escolas da rede pública de João Pessoa, que fomenta ações de empreendedorismo junto aos alunos do ensino fundamental e médio.

Além das startups, a Inova UFPB também estará presente com inventores que apresentarão suas tecnologias desenvolvidas na UFPB, junto com os programas de inovação e as startups, durante toda a Semana.

Na temática da sustentabilidade, também estará presente o projeto de extensão “Mares Sem Plástico”, desenvolvido pelo Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), que busca atuar no combate ao lixo no mar, além de conscientizar e realizar ações de preservação de ambientes marinhos e costeiros

A Profa. Cláudia de Oliveira, que coordena o projeto, conta que será apresentada a exposição “Além do Mar”, na qual os visitantes poderão criar artes com resíduos plásticos retirados de praias da Paraíba.

Durante o evento, haverá também o Espaço Geek, com Competição de Games populares como “League of Legends” e “Counter Strike: Global Offensive”, além de diversos “Hackathons Temáticos”, que serão competições de programação em que os participantes terão que desenvolver soluções rápidas e inovadoras para problemas apresentados em um curto período de tempo, com destaque do Projeto CODE. Também está prevista a “Mostra de Robótica”, que mostra um pouco do universo da robótica ensinado nas escolas municipais e estaduais. 

O objetivo do evento é mobilizar alunos e professores das redes de ensino público e privado, em torno da ciência e tecnologia, por meio de atividades lúdicas, multidisciplinares e transversais, que permitam a reflexão sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação como elemento de transformação social. 

As novidades sobre a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia podem ser acompanhadas no site do evento.

***
Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB