Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove II Festival Cultural da China neste final de semana
conteúdo

Notícias

UFPB promove II Festival Cultural da China neste final de semana

publicado: 21/02/2024 17h43, última modificação: 21/02/2024 17h51
Espaço Cultural José Lins do Rêgo recebe o evento, que tem entrada gratuita

Foto: Aline Lins

Após o sucesso de público da primeira edição, realizada em 2023, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, neste final de semana, o II Festival Cultural da China. A abertura do evento, com entrada aberta e franca ao público em geral, está prevista para a sexta-feira (23), às 19h, no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. 

Nesta cerimônia de abertura, estão previstos shows musicais da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos grupos Sexteto Potiguar e Companhia Raízes. As apresentações dos pianistas Nan Qi e Durval Cesetti, do violinista Ronedilk Dantas, do violoncelista Fred Nable e do tenor Kaio Morais completam a lista das atrações da abertura.

No sábado e no domingo (24 e 25), das 8h às 17h, diversos locais do Espaço Cultural recebem uma programação diversificada que demonstra a riqueza cultural da China, com palestras, mesas-redondas, oficinas, contações de histórias, feirinha e até demonstração de artes marciais, como o Tai Chi Chuan e o Kung Fu. Assim como na abertura, a participação do público nessas atividades será gratuita. 

Segundo o professor Sandro Marden, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), órgão da Universidade responsável pela organização do Festival, a escolha das datas não foi aleatória: o evento será realizado durante o Festival da Primavera, ocasião que marca o início do ano novo chinês conforme o calendário lunar. 

“Um evento grandioso que busca estreitar laços entre a UFPB e instituições chinesas, enquanto proporciona uma imersão cultural única. O II Festival de Cultura da China promete ser uma experiência culturalmente imersiva para todos os participantes”, afirmou o docente. 

Já de acordo com a professora Ana Berenice Martorelli, diretora de relações interinstitucionais da ACI e idealizadora do Festival, o fato do evento se realizar no Espaço Cultural facilita o acesso do público em geral, proporcionando aos presentes uma série de atividades enriquecedoras.

O II Festival Cultural da China promovido pela UFPB conta com o apoio institucional do Governo do Estado da Paraíba, do Consulado-Geral da China no Recife, da Embaixada da China em Brasília, da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (DUFL - China), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.

Confira, a seguir, a programação detalhada do evento:

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins
Ascom/UFPB