Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza seleção de Auxílio Residência com 42 vagas para alunos cotistas ou contemplados com apoio emergencial

publicado: 03/04/2023 19h01, última modificação: 03/04/2023 19h01
Inscrições abertas até 09 de abril pelo Sigaa

Foto: Aline Lins

Estudantes cotistas ingressantes no semestre letivo 2022.2 ou contemplados com Apoio Emergencial ao Estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já podem se inscrever para participar da seleção simplificada para o Auxílio Residência Universitária, ofertado pela instituição por meio da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape).

O edital nº 03/2023 oferta 42 vagas divididas entre as unidades da UFPB, sendo 10 vagas para o Campus I, em João Pessoa; 20 vagas no campus II, em Areia; 06 vagas no Campus III, em Bananeiras; e 06 vagas no Campus IV exclusivas para estudantes de cursos sediados em Rio Tinto.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, destacou a importância desse apoio ao estudante e, sobretudo, da iniciativa de dar oportunidade aos estudantes ingressantes.

"É a primeira vez que a UFPB lança edital de auxílio para ingressantes da Universidade, isso é fundamental porque o estudante, quando chega, muitas vezes não consegue se manter na Universidade por não contar com esses auxílios, comumente nós demandamos que exista uma avaliação, envolvendo análise do CRA, ou seja, ele precisa resistir ao primeiro semestre para, depois, ele seguir adiante. E o que nós queremos é exatamente dar oportunidade para ele seguir adiante, para que ele não só conclua o primeiro, o segundo semestre, mas que ele siga, e com isso nós fazemos a partir dos estudantes que já são avaliados como cotistas", esclarece o Reitor.

Por meio do auxílio residência universitária a UFPB concede aos estudantes acesso e uso das dependências da residência universitária, acesso às refeições do restaurante universitário e prestação pecuniária mensal para custeio de alimentação nos finais de semana, em apoio aos estudantes que deixaram o núcleo familiar para viver nas cidades onde estudam. Quanto aos finais de semana, o valor da prestação pecuniária do auxílio residência universitária será de R$ 400 para os residentes da Residência Universitária Masculina e Feminina (Rumf) do Campus I, e residentes dos Campi II e III; e no valor de R$ 580 para residentes da Residência Feminina Elizabeth Teixeira (Rufet) e Campus IV.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 09 de abril, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), após acesso ao sistema com login e senha. No edital 03/2023 o estudante pode consultar o passo a passo para realização da inscrição na seleção.

O estudante que não conseguir efetuar sua inscrição em virtude de problemas operacionais do SIGAA, deverá enviar um comunicado dentro do prazo de inscrição para a Coordenação de Assistência e Promoção ao Estudante (Coape) pelo e-mail coape@prape.ufpb.br, anexando print ou vídeo de tela que comprove a tentativa de inscrição e a inoperância do sistema.

As vagas são reservadas para estudantes que tenham ingressado na UFPB no semestre letivo 2022.2 como cotista no sistema ENEM/SiSU; ou  contemplados com o Apoio Emergencial ao Estudante de que trata a Resolução  CONSUNI nº 12/2021.

Para se candidatar os estudantes devem estar cursando a primeira graduação, não serão contemplados estudantes que já tenham sido atendidos com auxílios ou bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em cursos de graduação concluídos anteriormente; e beneficiários do Programa Bolsa Permanência do MEC.

Durante todo o processo de seleção a equipe de Assistência Social de cada campi estará à disposição para esclarecimentos, por meio dos e-mails: servsocial@prape.ufpb.br (Campus I), camops.ufpb@gmail.com ou tf.rociane@gmail.com (Campus II); nae@cchsa.ufpb.br (Campus III) e caes@ccae.ufpb.br (Campus IV). O resultado final do processo seletivo será divulgado no site da Prape em 14 de abril.

No decorrer desta semana, será publicado o edital referente aos auxílios para ingressantes do Campus I. “Nós queremos que todos os nossos estudantes tenham essa oportunidade de, ao ingressarem, desfrutarem de auxílios estudantis”, pontuou o Reitor Valdiney Gouveia.

Leia também: UFPB abre 300 vagas para restaurantes universitários destinadas a ingressantes dos campi II, III e IV

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins