UFPB publica edital de remoção interna entre campi
Destinado aos Taes a seleção formará cadastro de reserva

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), lançou o Edital nº 04/2025 para o processo seletivo de remoção interna entre campi de servidores técnico-administrativos em educação (Taes).
O certame é organizado pela Comissão do Processo Seletivo de Remoção Interna e destina-se a servidores do quadro efetivo da UFPB, ocupantes dos cargos listados no Anexo I do edital, que atuam em qualquer campus e tenham interesse em remoção a pedido com mudança de município, para formação de cadastro de reserva.
Estão aptos cargos de níveis médio e superior, como Assistente em Administração, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico em Contabilidade, Técnico de Laboratório em áreas específicas, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico/Área, observadas as condições previstas no edital.
Os Taes interessados deverão se inscrever exclusivamente on-line, no período de 18 a 22 de dezembro de 2025, por meio de formulário, com preenchimento integral das informações e anexação da documentação exigida.
O edital requer, entre outros documentos, certidão da Corregedoria-Geral atestando inexistência de processo disciplinar, declaração da chefia imediata sobre penalidades, avaliação de desempenho mais recente com resultado satisfatório e currículo atualizado extraído do SouGov (Banco de Talentos).
A classificação dos candidatos será feita com base nos critérios e pontuações estabelecidos no Anexo II do edital, tendo como parâmetro principal o tempo de efetivo exercício no cargo atual na UFPB.
O resultado preliminar será divulgado no site da Progep até 30 de dezembro de 2025, e os servidores poderão interpor recursos, via processo eletrônico no SIPAC, no período de 31 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026. O resultado final está previsto para ser publicado até 9 de janeiro de 2026.
Procedimentos de remoção
De acordo com o edital, a remoção dos servidores classificados ocorrerá à medida que houver nomeações, redistribuições ou aproveitamento de cargos idênticos, não havendo garantia automática de remoção, mas formação de cadastro de reserva, conforme as necessidades da Administração.
O documento também disciplina treinamento do substituto, prazos para entrada em exercício no novo setor, impossibilidade de ajuda de custo, regras para desistência e veda a participação de servidores cedidos a outros órgãos. O servidor que tiver dúvida poderá encaminhar para o e-mail dpc@progep.ufpb.br.
* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia