Evento em formato híbrido contará com palestras, mesas-redondas e simpósios temáticos dedicados ao estudo da obra do escritor alemão

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2026, o Colóquio Hermann Hesse, evento que terá formato híbrido (virtual e presencial) e contará com palestras, mesas-redondas e simpósios temáticos dedicados ao estudo da obra do escritor alemão. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise (LIGEPSI), em parceria com o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).
As inscrições para ouvintes estão abertas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até o dia 26 de janeiro de 2026.
O Colóquio propõe uma reflexão ampla sobre a produção literária de Hermann Hesse, autor de obras como Demian, O Lobo da Estepe, Sidarta e O Jogo das Contas de Vidro. Considerado um dos grandes escritores do século XX e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1946, Hesse abordou temas como espiritualidade, subjetividade, modernidade, crise de sentido e jornada interior.
A proposta do evento é reunir estudiosos e pesquisadoras para discutir as múltiplas dimensões da obra de Hesse, articulando literatura, filosofia, psicanálise, estudos culturais e espiritualidade. A atividade também busca fomentar investigações interdisciplinares e fortalecer o diálogo entre grupos de pesquisa.
Os pesquisadores que desejarem apresentar trabalhos no evento devem realizar a inscrição até 20 de janeiro de 2026. O envio das propostas deve ser feito pelo SIGEvento, as orientações para formatação dos trabalhos estão disponíveis nosite do evento.
O colóquio é gratuito e aberto a participantes de todas as áreas do conhecimento.
Mais informações podem ser consultadas no Instagram do grupo organizador: @ligepsi.
-Um percurso pelo inconsciente: os desdobramentos do Eu ascendem nas linhas de Hermann Hesse
-Entre o primitivo e a moral: relações psíquicas em O Lobo da Estepe
-A (im)possibilidade da individuação: conflitos entre o luminoso e a sombra em Demian
-Da melancolia à metamorfose: uma leitura psicanalítica de “A Olho-de-Pavão-Noturna”
Palestra (28 de janeiro de 2026): Um mundo cinzento, vitrescível e rijo: a humanidade agoniza n’O jogo das contas de vidro
-O espelho e o abismo: a jornada do Eu na obra hessiana
-Discussões sobre individuação, psicologia profunda e conflitos internos.
-Caminhos para Oriente: deuses, filosofias e espiritualidades
-Estudo da influência das tradições orientais, do silêncio e da experiência do sagrado.
-O artista e o espírito: a estética que manifesta o incognoscível
– Análises sobre arte, transcendência e dualidades entre luz e sombra.
-Entre o Caos e o Cosmos: modernidade, alienação e crise de sentido
-Debates sobre crítica à civilização moderna, subjetividade e existencialismo.
Texto: Elidiane Poquiviqui
Imagem: Ligepsi/Divulgação
Data: 28–29 de janeiro de 2026