Enade 2025 tem novas regras

Os cursos de graduação passam a ser avaliados em três modelos, conforme a natureza do curso

quarta-feira, 18 de junho de 2025
atualizado em quarta-feira, 25 de junho de 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no último dia 30 de maio o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2025. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) no país, em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação.

As diretrizes para as avaliações teóricas e práticas dos cursos de licenciatura e para as avaliações teóricas dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia do ENADE foram publicadas pelo INEP. O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que na UFPB é acompanhado de perto pela Coordenação de Regulação e Avaliação (CRA) da Pró-reitoria de Graduação (PRG).

O Coordenador da CRA, Hildebrando Diógenes, explica que uma das principais mudanças é que em 2025 os cursos de licenciatura voltam a realizar o ENADE, o qual será anual. Além disso, o ENADE para o curso de medicina passará a se chamar ENAMED e, a exemplo das licenciaturas, será anual. Dessa forma, as graduações passam a ser avaliadas em três modelos, conforme a natureza do curso:

  • ENADE: O modelo tradicional do exame será mantido, com a avaliação de cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia.
  • ENAMED: O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) contará também com a possibilidade do uso dos resultados pessoais no Exame Nacional de Residência (Enare).
  • ENADE das Licenciaturas: Em sua 2ª edição, este modelo mantém as avaliações teórica e prática anuais. A avaliação prática será feita por meio de instrumentos como questionários, avaliações do supervisor e do orientador de estágio, entre outros. A diferença para este ano é que os participantes poderão utilizar seus boletins de desempenho individual em concursos públicos que adotarem a nova Prova Nacional Docente (PND) como forma de ingresso profissional.

Este ano, deverão fazer a prova os estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas, com 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e que não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.

No caso dos concluintes de cursos superiores de tecnologia, deverão fazer o Enade os estudantes que tenham previsão de integralização de 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2025.

A inscrição dos estudantes habilitados será realizada pela própria UFPB. Este ano, as provas serão realizadas em três datas: 19 de outubro, para os cursos de medicina; 26 de outubro, para os de licenciatura; e 23 de novembro, para os de bacharelado e cursos superiores de tecnologia.

A previsão é que o ENADE 2025 seja mais desafiador para um grupo de 17 cursos de graduação, incluindo tanto bacharelados quanto tecnológicos. Essa mudança vai aumentar a quantidade de conteúdos que serão cobrados e também o número de perguntas, principalmente nas áreas específicas de cada curso. O objetivo é melhorar a avaliação do desempenho dos estudantes e fazer com que o exame fique mais alinhado às necessidades e demandas da educação superior.

Para os cursos de Tecnologia e Bacharelado, o número de questões aumentará para 45 itens: sendo 15 de Formação Geral e 30 de Formação Específica. No caso da Formação Geral, haverá ainda uma importante inovação: as questões passarão a ser contextualizadas por área.

De acordo com Hildebrando Diógenes, os estudantes ingressantes dos cursos superiores continuarão a ser inscritos para efeito de acompanhamento, mas não participarão das provas.

“Seus dados são essenciais para o cálculo de indicadores como o IDD (Indicador de Diferença de Desempenho). Os estudantes concluintes dos cursos precisam acessar o sistema específico para o seu curso; precisam participar tanto da prova teórica quanto da avaliação prática, no caso das licenciaturas; e precisam estar cientes de que o descumprimento da etapa da prova teórica, do questionário do estudante ou do questionário da prova prática (AP), resulta em irregularidade no ENADE, bloqueando a colação de grau”, explicou Hidelbrando.

Ainda de acordo com o Coordenador da CRA, a nova Avaliação Prática insere uma etapa dentro do próprio curso de licenciatura, o que demanda maior comprometimento dos estudantes durante o estágio.

“As coordenações de curso terão mais demandas burocráticas, dentre organizar, acompanhar e validar as etapas da Avaliação Prática nas licenciaturas; maior necessidade de articulação entre estágios supervisionados e os procedimentos do ENADE; e há também o desafio de alinhar as atividades do cronograma do Enade dentro do calendário acadêmico da UFPB”, destacou Hidelbrando Diógenes.

Para o Coordenador da CRA, há sempre uma expectativa positiva com relação aos resultados do ENADE para os cursos da UFPB, considerando a melhora nas notas obtidas a cada edição.

Confira a lista dos cursos da UFPB a serem avaliados no ENADE 2025:

Bacharelados

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Design
  • Direito
  • Gestão Pública
  • Jornalismo
  • Medicina
  • Psicologia
  • Relações Internacionais

Licenciaturas

  • Artes Visuais
  • Ciências da Computação
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Biológicas EaD
  • Ciências Sociais
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • História – movimentos sociais do campo
  • Letras – inglês
  • Letras – inglês EaD
  • Letras – língua portuguesa
  • Letras – português EaD
  • Matemática EaD
  • Matemática
  • Música licenciatura
  • Pedagogia
  • Pedagogia EaD
  • Química

Tecnológico

  • Gestão Pública

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Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB