Montagem, inédita na Paraíba, marca a primeira ópera encenada na Sala Radegundis Feitosa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no dia 20 de dezembro, às 19h, a estreia paraibana da ópera O Refletor, de José Alberto Kaplan. A apresentação acontece na Sala de Concertos “Radegundis Feitosa”, no campus da instituição, e integra a programação comemorativa pelos 70 anos da universidade.
A montagem é uma realização da Academia de Ópera e Repertório (AOR) e da Orquestra Sinfônica Acadêmica (OSA), projetos de extensão vinculados ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), ao Departamento de Música (DEMUS) e ao Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI). A direção artística e a regência são do maestro Wendell Kettle.
Escrita pelo maestro e compositor José Alberto Kaplan, figura central da música erudita paraibana e cofundador do Departamento de Música da UFPB, a ópera propõe uma abordagem crítica e sensível da condição humana. A obra é estruturada em três quadros e evidencia o olhar satírico e social do compositor.
Além de celebrar os 90 anos de nascimento de Kaplan, a apresentação marca a primeira montagem operística realizada na Sala de Concertos “Radegundis Feitosa”. A iniciativa reforça o papel da universidade na formação e no aperfeiçoamento de novos músicos nas áreas da ópera e da prática orquestral, bem como na ampliação do acesso à música erudita na Paraíba.
O espetáculo também simboliza um passo importante para o fortalecimento do movimento operístico no estado, ao articular ações acadêmicas, culturais e educativas que aproximam a universidade da sociedade.
* * *
Ascom/UFPB
Data: sábado, 20 de dezembro de 2025