Ação da UFPB realiza avaliação gratuita do desenvolvimento infantil para crianças com TEA

Vagas são limitadas e inscrições vão até 22 de novembro

segunda-feira, 13 de outubro de 2025
atualizado em sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Uma iniciativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ligada ao Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNEC) e ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP) irá realizar uma avaliação gratuita do desenvolvimento infantil, com foco em crianças de até 7 anos e 11 meses com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) – nível 1 de suporte. Serão avaliados os domínios cognitivo, motor, comunicativo, socioemocional e adaptativo. 

“Com a avaliação, os pais poderão compreender com mais clareza as áreas que necessitam de maior atenção e estimulação para apoiar o desenvolvimento dos seus filhos”, diz Evellyne Ribeiro, uma das pesquisadoras responsáveis pela ação.

Interessados podem se inscrever no projeto por este link até o dia 22 de novembro, mas as vagas são limitadas e podem acabar antes desse prazo. Após a inscrição, as pesquisadoras entrarão em contato para combinar os horários, conforme a disponibilidade da família. As avaliações podem levar de duas a três sessões, a depender do nível de engajamento da criança nas atividades, e podem acontecer em clínicas e reforços escolares, localizados nos bairros de Manaíra, Tambaú e Mangabeira, em João Pessoa. 

Após a conclusão da avaliação, os responsáveis recebem os resultados do desempenho da criança por e-mail. 

A ação faz parte de uma iniciativa nacional e os dados coletados vão contribuir para a validação de um instrumento de avaliação do desenvolvimento infantil para o contexto brasileiro.  

Mais informações podem ser obtidas através do perfil @nesmep.ufpb, no Instagram.

* * *

Texto: Hugo Bispo

Foto: freepik

Ascom/UFPB