UFPB realiza reunião para novas estratégias de cuidados com os animais

Reunião de alinhamento tratou da criação de grupos de trabalho, com foco inicial no Campus I

segunda-feira, 21 de julho de 2025
atualizado em sexta-feira, 25 de julho de 2025

Na tarde de ontem (17), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou uma reunião com a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBA) da UFPB, que debateu sobre as novas estratégicas para o cuidado com animais que circulam nos Campi da Universidade.

O encontro, que contou com a presença da Reitora Terezinha Domiciano, da Vice-Reitora Mônica Nóbrega, e de outros membros da universidade, teve como objetivo elaborar um plano emergencial e definir ações práticas para o cuidado e controle populacional dos animais nos campi da universidade, focando primeiramente no Campus I, em João Pessoa.

A reitora sugeriu iniciar de forma imediata a criação de grupos de trabalhos, para operar nas ações emergenciais. Sendo eles:

  • Mapeamento dos envolvidos na rede de cuidado aos animais, tanto dentro da UFPB quanto em instituições externas, como os centros de zoonoses em âmbitos estadual e municipal.
  • Delimitação das áreas do campus da UFPB com o objetivo de auxiliar no controle populacional animal e na definição de locais adequados para a instalação de abrigos.
  • Desenvolvimento de um protocolo específico para castrações, contemplando a urgência da UFPB, com diretrizes claras para o pré-operatório, o procedimento em si e o pós-operatório.
  • Formulação de ações voltadas à educação da comunidade universitária sobre o bem-estar animal, com foco na comunicação e sensibilização.
  • Revisão e atualização da política institucional de bem-estar animal da UFPB.

A UFPB contará com o apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba para a realização das castrações. O Castramóvel fará visitas periódicas ao Campus I para realizar as castrações dos animais.

Segundo os organizadores, a nova política de bem-estar animal será ampla e contemplará todas as categorias de animais presentes na UFPB, incluindo os utilizados para pesquisa, os comunitários e os abandonados. A definição do público-alvo das castrações e outros detalhes operacionais ainda será discutida. A expectativa é que as ações tenham efeito imediato, principalmente no que se refere à comunicação, castração e preparação para as visitas dos Castramóveis.

* * *
Texto: Marta França
Edição: Angélica Gouveia
Fotos: Marta França
Ascom/UFPB