Pesquisa da UFPB sobre leptospirose em população em situação de rua é premiada em congresso de Biomedicina

Estudo conquistou o 2º lugar no V Congresso de Biomedicina do Nordeste ao evidenciar risco zoonótico e vulnerabilidade social em João Pessoa

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: SITE-2.png

Uma pesquisa desenvolvida por uma discente de graduação no curso Biomedicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre a ocorrência de leptospirose em pessoas em situação de rua em João Pessoa foi premiada no V Congresso de Biomedicina do Nordeste, realizado no mês passado. O trabalho “Leptospirose em população em situação de rua em João Pessoa (PB): risco zoonótico e vulnerabilidade social” conquistou o 2º lugar entre os melhores apresentados no evento.

O estudo foi desenvolvido pela estudante Brenna Moizinho Barbosa, sob orientação do professor Arthur Willian de Lima Brasil, e investigou a soroprevalência de anticorpos anti-Leptospira em indivíduos em situação de rua, grupo social especialmente exposto a fatores de risco como contato com ambientes alagados, presença de roedores e condições precárias de higiene.

A pesquisa envolveu a coleta e análise laboratorial de amostras de soro de 26 pessoas em situação de rua, utilizando o teste de soroaglutinação microscópica (MAT), além da aplicação de questionário epidemiológico. Os resultados indicaram soropositividade significativa e a circulação de diversos sorogrupos patogênicos da bactéria, apontando para um cenário de elevado risco zoonótico associado à vulnerabilidade social e à falta de informação sobre a doença. 

Segundo o estudo, os dados reforçam a necessidade de ações integradas de saúde pública, com ênfase em educação em saúde e estratégias baseadas no conceito de One Health, que articula saúde humana, animal e ambiental.

No mesmo evento, outro trabalho premiado do curso de Biomedicina da UFPB foi o estudo “Avaliação da atividade antifúngica e do perfil farmacocinético do S-citronelal por metodologia in silico”. Produzido pela aluna Luiza Cristine Diniz Neri, orientada pelo professor Pablo Rayff da Silva, o trabalho ficou em 3º lugar dentre os premiados. 

* * *

Texto: Hugo Bispo

Imagem: Gustavo Ribeiro 

Ascom/UFPB