UFPB e governo da Paraíba assinam convênio para implantação do Memorial Mestre Sivuca
O Memorial abrigará parte do acervo do músico paraibano Sivuca

Em solenidade ocorrida hoje (22) na Granja do Governador, a reitora Terezinha Domiciano e o governador João Azevedo assinaram um convênio entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Governo do Estado da Paraíba, para a implementação do Memorial Mestre Sivuca.

O Memorial abrigará parte do acervo do músico paraibano Sivuca, cedido pela família do artista. O espaço funcionará no prédio histórico que abrigou a Fundação José Américo, pertencente ao patrimônio da universidade e localizado no centro de João Pessoa.
A iniciativa receberá investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão para sua requalificação, por parte do governo do Estado. A contrapartida da UFPB será, além da disponibilização do imóvel e do acervo, a oferta de equipamentos e de recursos humanos para o funcionamento do espaço. O superintendente de infraestrutura da UFPB, Antônio Sobrinho Júnior, disse na reunião que a expectativa é que as obras se iniciem no começo do próximo ano e fiquem prontas em torno de 6 a 8 meses.

“Sivuca é uma referência internacional, esse espaço será uma conquista para a universidade e para o povo paraibano. Muito nos alegra essa parceria com o Governo da Paraíba, que tem mostrado muito comprometimento com a academia, a cultura e a arte”, pontuou a reitora da UFPB.

Já o governador situou o convênio entre uma série de medidas adotadas pelo Governo do Estado para revitalizar o centro histórico da capital paraibana, através de investimentos diretos em reformas e instalações culturais, além de programas de incentivos fiscais.

“A instalação do Memorial Mestre Sivuca é mais uma das ações que marcam a estratégia do governo de transformar o centro histórico em um roteiro de memória”, complementou o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos.

A reitora e o governador mostraram também interesse em convênios futuros para outros dois prédios históricos pertencentes à universidade: o da Academia Paraibana de Comércio e o da antiga Faculdade de Direito. A expectativa é que os trâmites comecem a ser tratados no próximo ano.
* * *
Texto: Hugo Bispo
Fotos: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB