UFPB tem 10 projetos selecionados no Programa Aceler.AI Deep Techs PB

A fase de Pré-Aceleração das startups acontece até janeiro de 2026

sexta-feira, 10 de outubro de 2025
atualizado em quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Dez projetos desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionados no Programa de Aceleração Aceler.AI Deep Techs PB, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), em parceria com o Centro de Competência Embrapii Virtus/UFCG (Virtus-CC) e com o apoio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova).

No resultado divulgado nesta quinta-feira (9), 20 projetos foram escolhidos para a fase de Pré-Aceleração, que acontece até janeiro de 2026, com capacitações e mentorias gratuitas, promovidas pela Virtus-CC e pelo Sebrae-PB. Estão participando desta primeira edição do Programa a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

A próxima e última etapa do Aceler.AI, para qual serão selecionados somente 10 equipes, é a fase de Mercado, programada para ocorrer de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2027, com assessoramento para que cada grupo apresente ao mercado, a primeira versão do produto que desenvolveu – um software, por exemplo –, em categorias como inteligência artificial e biotecnologia.

O Programa Aceler.AI busca estimular o desenvolvimento de startups de base científica (Deep Techs) na Paraíba, a partir do potencial de inovação que pulsa nas universidades e institutos de pesquisa. Ele foi lançado no último mês de setembro, em eventos realizados nas três instituições de ensino superior participantes.

Desde então, com apoio da Inova-UFPB, as equipes da universidade participaram de um Meetup, evento para troca de experiências sobre como transformar pesquisas em negócios de impacto, e da etapa de Ideação, em que foram realizadas duas edições de Bootcamp nos campi de João Pessoa (foto abaixo) e de Rio Tinto, capacitações conduzidas pela Virtus-CC.

O avanço dos projetos da UFPB na fase de Pré-Aceleração tecnológica pode ser determinante para que a universidade tenha mais startups incubadas por meio do Programa de Incubação, gerido pela Agência Inova. O Programa é aberto a alunos, docentes e técnicos administrativos da universidade.

Equipes da UFPB selecionadas para a fase de Pré-Aceleração:

Bioquanta (Quanta)

Nano Health Solutions

Open Analitycs

Utouch

Manguebytes (Amplimedi)

Gestfrux (Fila Direta)

Predict Supply (Prediction Chain)

Safe Food Uvc

Solar Clean

Clean Light

* * *

Texto: Milena Dantas

Foto: Lucas Teixeira/Virtus CC