Programa Aluno Apoiador 2025.2 oferece 75 vagas na UFPB

Candidatos podem se inscrever no período de 27 de novembro a 4 de dezembro

terça-feira, 25 de novembro de 2025
atualizado em segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba (CIA/UFPB) publicou o edital 2025.2 do Programa Aluno Apoiador. São ofertadas 75 vagas para novos apoiadores, distribuídas entre os quatro campi. As inscrições são gratuitas e ocorrem no período de 27 de novembro a 4 de dezembro, exclusivamente via Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O estudante da UFPB interessado em prestar apoio pedagógico a aluno com deficiência e outras necessidades de aprendizagem deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial, possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) acima de 7 e, prioritariamente, ser do mesmo campus do aluno apoiado.

O candidato também deve ter, preferencialmente, renda familiar per capita de até um salário-mínimo ou ser oriundo de escola pública. Não é permitido o recebimento de outra bolsa acadêmica na UFPB de forma simultânea.

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas – prova on-line (eliminatória), a ser realizada no dia 9 de dezembro, e avaliação socioeconômica (classificatória), no período de 18 a 23 de dezembro. O resultado definitivo do processo seletivo está previsto para o dia 9 de janeiro, enquanto a assinatura do Termo de Compromisso está programada para o período de 12 a 25 de janeiro.

A convocação para preenchimento das 75 vagas será imediata, com formação de cadastro de reserva dos aprovados. O valor máximo da bolsa é de R$ 700, para uma carga horária máxima de 80 horas mensais de atividades de acompanhamento ao público cadastrado e assistido pelo CIA. É exigida dos candidatos a disponibilidade de 20 horas semanais para realizar o apoio.

Os procedimentos para inscrição dos candidatos, o cronograma e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital publicado pelo Comitê.

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Marta França
Ascom/UFPB