UFPB publica edital para mestrado em gerontologia

São 20 vagas para programa com foco em envelhecimento saudável e cuidados inovadores

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
atualizado em sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: BANNER-SITE-4.jpg

O Programa de Pós-graduação Profissional em Gerontologia (PPPGeronto) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital para a seleção da turma 2026 do curso de mestrado, com 20 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa.

Os interessados poderão realizar as inscrições exclusivamente on-line pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no período de 19 a 30 de janeiro de 2026, até às 15h, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 85,93. De acordo com o edital, há a possibilidade de isenção da taxa de inscrição.

Podem se candidatar profissionais da saúde e de áreas afins, com atuação comprovada em nível superior no campo do envelhecimento, que deverão anexar, em um único arquivo PDF/A, toda a documentação exigida, incluindo plano preliminar de dissertação, formulário de inscrição e comprovantes acadêmicos e profissionais.

O edital oferta 20 vagas, sendo 16 de ampla concorrência e 4 reservadas às ações afirmativas para candidatos autodeclarados oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As vagas estão distribuídas entre três linhas de pesquisa: “Envelhecimento e tecnologias inovadoras para o cuidado à pessoa idosa”, “Políticas e práticas na atenção à saúde e envelhecimento” e “Cuidado e envelhecimento saudável no curso de vida”, vinculadas a diferentes docentes orientadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O processo seletivo é composto por várias etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, realizadas entre 5 e 26 de fevereiro de 2026 no Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE/UFPB), em João Pessoa. A seleção inclui análise de currículo Lattes (com pontuação mínima exigida, considerando formação, produção científica, propriedade intelectual e atuação profissional), apresentação oral e arguição do plano preliminar de dissertação, banca de heteroidentificação para candidatos às ações afirmativas e entrevista com foco na trajetória profissional e aderência ao programa.

O resultado final está previsto para 20 de março, com as aulas começando em 26 de março de 2026. Todas as informações detalhadas, modelos de formulários, critérios de avaliação e eventuais retificações serão disponibilizados na página do Programa e pelo e-mail da secretaria pppgeronto@gmail.com.

* * *

Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Reprodução IPE/UFPB