Professores da UFPB são indicados para os Comitês de Assessoramento do CNPq
Os docentes têm mandato até julho de 2028 e atuarão em várias áreas de pesquisa

Quatro professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recentemente nomeados membros dos Comitês de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São eles: Celso Augusto Guimarães Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia (CT); Iêda Maria Garcia dos Santos, do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); Nelson Torro Alves, do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); e Luis Ricardo Silva Queiroz, do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA).
Eles irão integrar, até julho de 2028, os comitês que auxiliam o CNPq na formulação de políticas, na avaliação de projetos e programas e na análise de solicitações de bolsas e auxílios. Os membros dos comitês são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo do CNPq, com base em consulta feita à comunidade científica-tecnológica nacional.
No Comitê de Artes, Ciência da Informação, Comunicação e Museologia, quem vai participar como titular é o professor Luis Ricardo Silva Queiroz, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música, que vai colaborar na avaliação e análise das ações relacionadas à área de Artes, com foco especial na Música.
Já no Comitê de Engenharias de Minas, Metalurgia e Materiais, foi designada, como membro titular, a professora Iêda Maria Garcia dos Santos, do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Iêda tem experiência no desenvolvimento de materiais cerâmicos, atuando na síntese química de óxidos pelos métodos Pechini-modificado e hidro/solvotermal assistido por microondas.
O professor Nelson Torro Alves, do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, foi eleito como membro titular do Comitê de Psicologia e Serviço Social. Nelson é coordenador do Laboratório de Ciências Cognitivas e Percepção (LACOP/UFPB).
Outro indicado para representar a UFPB no Comitê de Assessoramento do CNPq foi o professor Celso Augusto Guimarães Santos, na área de Engenharia e Ciências Ambientais. Celso tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Sedimentologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrossedimentológica, erosão, wavelet e aproveitamento de água de chuva, e já esteve a trabalho em vários países.
* * *
Texto: Marcos da Paz
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB