Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe a visita de comitiva da Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim
conteúdo

Notícias

UFPB recebe a visita de comitiva da Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim

publicado: 12/12/2023 14h32, última modificação: 12/12/2023 14h32
Delegação que visitou a UFPB contou com representação do Consulado da China e do Instituto Confúcio, que promove a cultura e língua deste país por todo o mundo

Foto: Oriel Farias

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor Valdiney Gouveia, recebeu, na última sexta-feira (8), a visita de uma delegação da Universidade Central de Finanças e Economia (CUFE, na sigla em inglês) de Pequim, capital chinesa. A vinda à UFPB é parte de uma série de visitas institucionais, visando o estreitamento de convênios e visitas técnicas, que a comitiva da CUFE está realizando em universidades do Nordeste. 

Entre as autoridades que participaram da visita estão o Reitor da CUFE, Ma Haitao, e o Reitor da Academia de Governança de Parcerias Público-Privadas (PPP) da CUFE, Cao Fuguo, além do Vice-Cônsul da China no Recife, He Yongwei, simbolizando a participação do consulado na reunião. Ainda pela CUFE, o Diretor da Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos, Lin Guangjin, e o Diretor da Coordenadoria de Cooperação Internacional, Ge Jianxin, também formaram a delegação. 

Durante a recepção, o Reitor Valdiney Gouveia apresentou a estrutura multicampi da UFPB aos visitantes, mostrou o número de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos e destacou que pesquisadores da Universidade estão entre os 10 mil cientistas de maior impacto no mundo

O Reitor explicou ainda que uma possível parceria UFPB-CUFE poderia acontecer por meio do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ao qual estão vinculados a graduação em ciências econômicas e os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPB. Os docentes Wallace Patrick, Márcia Fonseca e Márcia Paixão representaram o CCSA e o Departamento de Economia (DECON/UFPB) na ocasião. 

“A cooperação internacional é uma pauta relevante na Universidade Federal da Paraíba. Essas colaborações são importantíssimas. Por isso, é importante recebê-los e mostrá-los um pouco da nossa Universidade”, afirmou o Reitor. 

Com relação ao Consulado Chinês no Recife, que tem jurisdição sobre os estados do Nordeste, o Reitor Valdiney Gouveia lembrou da sua importância na articulação de acordos com entidades do país e na promoção da cultura chinesa, citando a primeira edição do Festival da China na Paraíba, promovido pela UFPB em parceria com este órgão consular em fevereiro deste ano, em João Pessoa. 

“A partir do Consulado nós temos inserido o mandarim em nossas atividades de ensino, por exemplo. Já temos oito turmas de mandarim em funcionamento, com centenas de pessoas interessadas e impactadas pela língua na Universidade Federal da Paraíba”, explicou. 

Já o Reitor da CUFE, Ma Haitao, revelou também o tamanho, em números, desta Universidade e manifestou entusiasmo em realizar convênios com a UFPB. 

“Temos dois campi, todos localizados em Pequim, com 53 cursos a nível de graduação e, aproximadamente, 10 mil graduandos. Temos grande interesse em estreitar laços. Para isso, precisamos elaborar planos para executar as ideias e projetos para formalizar essas parcerias”, disse o dirigente da instituição de ensino chinesa. 

O Instituto Confúcio, organização educacional sem fins econômicos com o objetivo de promover a cultura e a língua chinesas que conta com uma unidade na Universidade de Pernambuco (UPE), também participou da comitiva que visitou a UFPB. Os Diretores Chinês e Brasileiro, Liu Liguang e Igor Lapky, respectivamente, bem como os professores Xu Kerou e Zhang Chenghan, docentes do Instituto Confúcio da UPE, representaram a instituição na ocasião. 

Além do Reitor, os visitantes foram recepcionados também pelo Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), professor Paulo de Tarso, o Pró-reitor de Administração (PRA), professor Cássio Besarria, o Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), professor Sandro Marden, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira, e a Diretora de Comércio Exterior da PRA/UFPB, Gilmara de Lima Nóbrega.

* * * 
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias
Ascom/UFPB