Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB tem 5 cursos com avaliação máxima em ranking nacional

UFPB tem 5 cursos com avaliação máxima em ranking nacional

publicado: 07/11/2022 17h20, última modificação: 07/11/2022 17h20
Cursos receberam 5 estrelas, conceito excelente, no Guia da Faculdade 2022

Foto: Oriel Farias

Cinco cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alcançam avaliação máxima no Guia da Faculdade 2022, publicação do Estadão em parceria com uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação. O resultado foi publicado na última sexta-feira (04).

As graduações em Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Pública e Química, do Campus I, em João Pessoa, e em Ecologia no Campus IV, em Rio Tinto, tiveram destaque na publicação recebendo 5 estrelas, conceito máximo.

Dos 89 cursos da UFPB avaliados no ranking, 55 cursos receberam 04 estrelas (muito bom) e 29 cursos foram avaliados com 03 estrelas (bom). Confira aqui a lista com o ranking dos cursos da UFPB.

Na avaliação de 2021 a UFPB obteve 84 cursos estrelados no Guia, sendo 05 cursos com 5 estrelas (Ecologia, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática, Nutrição e Tradução); 51 cursos com 4 estrelas; e 28 cursos com 3 estrelas. O que representa que houve um avanço no ano de 2022.

O ranking analisa, anualmente, quase 16 mil cursos de graduação (presenciais e a distância) de todo o país, de instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação que aceitam o convite para participar da avaliação. São considerados cursos indicados pelas universidades, e que já tenham ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel, a UFPB tem trabalhado para a melhora dos cursos presenciais e a distância através do trabalho da Gestão Superior da Reitoria, da Pró-reitoria de Graduação (PRG), e em parceria com  as demais Pró-reitorias e Superintendências. “E com articulação com os demais gestores a nível de Centros, de Departamentos e de Coordenações. Entendendo que a melhoria dos cursos passam por questões que permeiam os PPC e demais questões vinculadas à vida dos discentes e docentes”, afirmou a gestora.

Para o Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, o desempenho no Guia da Faculdade 2022 reflete que a universidade está no caminho certo, não só nas graduações como também nas pós-graduações, cujos recentes  resultados da avaliação quadrienal da Capes reforçam o aumento da qualidade dos cursos ofertados.

“O Guia da Faculdade consegue captar a essência do que tem sido a UFPB. Então 55 cursos com conceito 4 é bastante coisa, além disso temos 5 cursos com conceito 5, somados aí são aproximadamente 50% dos nossos cursos com conceito 4 ou 5, o que fala da excelência da nossa universidade. Acerca do nosso curso que temos com conceito 3, sinalizam que temos ainda um potencial enorme para crescer, seguiremos crescendo no sentido que a universidade apresente cada dia mais qualidade na formação dos nossos estudantes”, disse o Reitor.

A Pró-reitora de Graduação também reafirma o trabalho da UFPB na constante melhoria da qualidade dos cursos ofertados. “Nosso objetivo sempre é alcançar o patamar mais alto. Ou seja, alcançar nota 5 para todos os nossos cursos, posto que essa é a nota máxima e, portanto, a que coroa o curso com um reconhecimento da sua excelência”, disse Silvana Maciel.

Sobre a avaliação

A avaliação é realizada com base nas informações fornecidas pelos coordenadores dos cursos em um questionário. O desempenho leva em conta o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura dos cursos. As avaliações são realizadas por mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior cadastrados na plataforma para realizar o trabalho de forma voluntária, e cada curso é avaliado por 06 profissionais.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Oriel Farias