Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Eleição para novas integrantes do CGCoMu ocorre na próxima sexta, 15
conteúdo

Notícias

Eleição para novas integrantes do CGCoMu ocorre na próxima sexta, 15

publicado: 08/10/2021 16h03, última modificação: 08/10/2021 17h04

Conselho Gestor da CoMu (CGCoMu) é a instância máxima que garante que o trabalho realizado pela CoMu esteja sempre de acordo com as necessidades de todas as mulheres que trabalham, estudam e convivem na UFPB. Compõem o CGCoMu, nove representantes dos três segmentos da universidade: discentes, servidoras docentes e técnicas administrativas, tanto eleitas por votação na Plenária Mulheres Pela UFPB, como indicadas pelo Fórum Mulheres da UFPB e pró-reitorias, além da coordenadora da CoMu.  

A eleição ocorrerá no dia 15 de outubro, pelo SigEleição e acontecerá dentro da programação da III Plenária de Mulheres da UFPB. A votação terá início às 10h e a apuração começará às 18h. As candidatas de cada segmento disporão de 5 minutos para fala durante a Plenária. O resultado será publicado no site da CoMu.

As votantes devem estar com vínculo ativo com a UFPB e só podem votar nas representantes da sua categoria, ou seja, estudante vota em estudante, professoras na para chapa das professoras e técnico administrativas para suas representantes. 

Katarine Silva, estudante de Licenciatura em Ciências Agrárias no Campus III, foi eleita conselheira na primeira eleição e agora integra a comissão eleitoral para a escolha das próximas conselheiras.  “Todo o processo eleitoral mostra que a CoMu é um espaço que respeita a democracia. Em tempos como esses é muito importante que os espaços institucionais caminhem de acordo com esse princípio. A democracia é uma ferramenta fundamental na luta pela emancipação das mulheres e para a extinção dos mais diversos tipos de violência”,  Katarine. 

Nivia Pereira, professora do curso de Serviço Social, acompanhou a criação da CoMu e é atualmente conselheira eleita no segmento de docentes. Ela conta que espera continuar seu trabalho na próxima gestão já que tem uma indicação do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, conforme a Resolução 26/2018.

“Essa foi uma gestão importante e necessária para pensarmos na política, importante para dentro e para fora da UFPB'', afirma. Para os próximos anos, ela diz que a ideia é continuar fortalecendo a CoMu e o Conselho. “Continuar contribuindo com a construção, o desenvolvimento e o fortalecimento de uma política institucional voltada ao combate e enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB”, acrescenta. 

Já a conselheira e servidora técnico-administrativa, Amanda Aquino defende que estar nesse espaço lhe dá acesso à informações que podem salvar vidas. “Ser conselheira é poder fazer parte de decisões e ajudar de forma ativa nesse enfrentamento dentro da Universidade e da comunidade”, acrescenta .

“Podemos mudar o rumo das histórias das mulheres vítimas de violência, como também essa oportunidade possibilita uma atualização sistemática das discussões, das formas de enfrentamento, os canais de atendimento que vão auxiliar as mulheres a saírem de situações que ferem seus direitos”, defende Amanda. 

A eleição da CGCoMu é um evento de importante para as mulheres que estudam e trabalham na UFPB. Informações sobre a inscrição da plenária serão divulgadas em breve.

Extensionista: Liryel Araújo | Edição: Lis Lemos