TCU abre consulta pública para definir prioridades de fiscalização e pede participação da comunidade da UFPB
Segunda edição da iniciativa segue aberta até 31 de janeiro de 2026 e busca ampliar a participação cidadã no controle das políticas públicas

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu a 2ª edição da consulta pública “Ajude a escolher as fiscalizações do TCU”, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade na definição dos temas prioritários de fiscalização do órgão. A iniciativa permanece aberta até 31 de janeiro de 2026 pelo site “cidadao.tcu.gov.br” e conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na divulgação junto à comunidade acadêmica.
De caráter institucional, público e sem custos, a consulta integra a estratégia do TCU de fortalecer o controle social e aproximar o controle externo das demandas reais da população. Segundo o TCU, a ação dá continuidade ao movimento iniciado em abril de 2025, com o lançamento do Portal de Participação Cidadã, quando o Tribunal realizou sua primeira consulta pública e incorporou à pauta de trabalho áreas priorizadas pela sociedade, como saúde, educação, segurança pública e habitação.
De acordo com o tribunal, ao convidar cidadãos a indicar prioridades e acompanhar os resultados das fiscalizações, o TCU busca reforçar a transparência, ampliar a corresponsabilidade social e contribuir para a melhoria contínua das políticas públicas, com impactos diretos na qualidade do gasto e na efetividade das ações estatais. A participação é aberta a toda a sociedade.
* * *
Texto: Hugo Bispo
Imagem: Divulgação/TCU
Ascom/UFPB