UFPB celebra 70 anos com evento solene no Campus II, em Areia
Solenidade uniu a comunidade acadêmica para homenagear a história da instituição

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início, nesta quarta-feira (16), às celebrações pelos seus 70 anos de existência com uma programação especial no Campus II, em Areia — berço inicial da instituição, criada em 1955, a partir da unificação de onze escolas de nível superior, entre elas a Escola de Agronomia do Nordeste, em Areia. O Campus II, portanto, simboliza as raízes mais profundas da instituição – fato bastante mencionado durante todo o evento, que reuniu autoridades, membros da comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil em um dia repleto de homenagens, memórias e reafirmação de valores.
As comemorações começaram com o hasteamento das bandeiras do município de Areia, pelo professor Manoel Bandeira, ex-Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da UFPB, pelo professor Bruno Dias, atual Diretor do CCA, e do Brasil, pela Reitora Terezinha Domiciano.

Em seguida, tivemos uma apresentação do Quinteto de Sopros Geraldo Rocha, que executou peças do cancioneiro nordestino de modo instrumental. A mesa de abertura da cerimônia, que coincidiu também com uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), contou com a Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, juntamente com Manoel Bandeira, ex-Diretor do CCA e presidente da Comissão dos 70 anos no Campus II, Bruno Dias, Diretor do CCA, Thaís Máximo, Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e presidente da Comissão dos 70 anos da UFPB, Lian Cavalcante, aluno do curso de Agronomia e Andréia Machado, servidora técnico-administrativa. Além disso, a mesa contou com a presença da prefeita de Areia, Silvia Cunha Lima, e do vereador Cláudio Gomes, demonstrando a profunda relação que a universidade tem com a cidade e a sua relevância para o desenvolvimento local.
Essa junção de membros do corpo discente, docente e técnico-administrativo, em parceria com representantes da sociedade e do poder público local, demonstra a importância de cada classe para o funcionamento adequado da instituição e o seu compromisso de oferecer um serviço público de qualidade e socialmente referenciado, sempre em sintonia com os anseios da sociedade.

Para a Reitora Terezinha, a UFPB demonstra, desde a sua origem, um profundo compromisso com o território e as pessoas que nele habitam. “É um orgulho celebrar uma universidade que ousou ser de excelência e de relevância para a Paraíba e para o Brasil. Somos uma universidade nordestina com orgulho. Formamos cidadãos comprometidos com a transformação social da região e do país”, falou.
Um dos pontos altos do evento durante a manhã foi a homenagem a professores e servidores técnico-administrativos do Campus II, que contribuíram significativamente com a história da UFPB. Os homenageados receberam um certificado comemorativo e uma caixa com uma lembrança especial pelos serviços prestados. Abaixo, segue a lista de homenageados indicados pela própria comunidade do Campus II:

Direção de Centro
- Serv. Tec. Cícera Eliane de Araújo
- Serv. Tec. Francisco de Assis Ferreira
Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA)
- Prof. Ademar Pereira de Oliveira
- Prof. José de Arimatea Menezes de Lucena
Departamento de Zootecnia (DZ)
- Prof. José Ivanildo de Vasconcelos
- Prof. Divan Soares da Silva
Departamento de Solos e Engenharia Rural (DSER)
- Prof. Ivandro de França da Silva
- Serv. Tec. Ednaldo Jerônimo do Nascimento
Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais (DCFS)
- Profª. Márcia Verônica Costa Miranda
- Prof. Marcos Antônio Pimentel Pequeno
Departamento de Ciências Veterinárias (DCV)
- Prof. Alexandre José Alves
- Serv. Tec. Antônio da Silva Santos
Departamento de Biociências (DB)
- Profª. Maria Arlene de Araújo Farias
- Serv. Tec. Joseando dos Santos Alves
Departamento de Química e Física (DQF)
- Prof. José Alves Barbosa (in memoriam)
- Prof. Kleber Salgado Bandeira

Logo após, o professor Daniel Duarte, do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do CCA, proferiu uma palestra sobre a fundação da universidade e a importância histórica do Campus de Areia, reforçando que “tudo começou por Areia”, local onde foi lançada oficialmente a programação do jubileu de 70 anos. A memória institucional foi relembrada para que, nesse momento de comemoração do passado, a comunidade lembre das suas origens, da sua missão inicial e daquelas pessoas que vieram antes para construir essa grande instituição que é a UFPB.
Após o almoço, a comunidade acadêmica participou do descerramento de uma placa comemorativa aos 70 anos da UFPB. O gesto foi seguido pelo plantio simbólico de uma muda de árvore, representando o enraizamento da universidade na história e no desenvolvimento da Paraíba, bem como seu compromisso com o presente e o futuro da educação no estado.

O evento foi encerrado com um coquetel comemorativo, em um clima de celebração, reencontros e reconhecimento à trajetória de uma das maiores instituições de ensino superior do Nordeste.
A programação comemorativa dos 70 anos da UFPB segue ao longo do segundo semestre de 2025, com atividades nos quatro campi da universidade: Areia, João Pessoa, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape.
As fotos do evento podem ser acessadas aqui.
* * *
Texto: Marcel Vieira
Fotos: Marcel Vieira
Ascom/UFPB