Miguel Von Dangel

Miguel Von Dangel nasceu em setembro de 1946, na cidade de Bayreuth, localizada ao norte do estado da Baviera, na Alemanha do pós-guerra. Em 1950, passou a viver na Venezuela e, aos 17 anos, ingressou na Escola de Artes Visuais Cristóbal Rojas e estudou gravura no curso gratuito ministrado por Luis Guevara Moreno, um dos grandes nomes do abstrato geométrico venezuelano. Mas, para além da educação formal, ele também fundamentou seus estudos em sua vivência na cidade de Petare, incluindo o contato com a natureza e com outros artistas como o pintor Bárbaro Rivas. 

Incentivado por preceptores e colegas, Dangel produziu trabalhos em pintura, escultura, colagem e explorou outras áreas de interesse como a Taxidermia. Em 1965, apresentando pinturas e xilogravuras, realizou sua primeira exposição individual na Sociedade Maraury, Petare. E, após apresentar suas obras em exposições individuais e coletivas nos anos 60 e 70, em 1975, no IX Congresso Latino-Americano de Psicanálise, impactou a sociedade da capital venezuelana com a obra “Retrato espiritual de un tiempo”. O trabalho consistiu na escultura de um cachorro crucificado e, como poderia ser esperado, obteve fortes reações negativas de representantes da Igreja Católica.

O trabalho intenso de Miguel Von Dangel atravessou o século XXI e, até 2017, o artista participou ativamente de exposições dentro e fora de seu país. No Brasil, por exemplo, participou da XVII Bienal de São Paulo, em 1983, com a obra “O Retorno do Quarto Navio” e, em 1992, da exposição Eco Art, realizada pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, quando  recebeu um dos principais prêmios da mostra. Em uma de suas últimas exposições, aos 71 anos, Dangel expôs 100 desenhos na mostra intitulada “A mesa está posta”, em Caracas. O artista faleceu em julho de 2021 na capital venezuelana, mas deixou um legado artístico que ultrapassa os limites impostos pela morte, um tema recorrente em sua carreira artística.

Sem título, 1993. Técnica: serigrafia a cores. Dimensões: 100 cm x 70 cm. Doação Cia Bozano. Foto: Maycon Albuquerque

Última atualização: terça-feira, 12 de agosto de 2025