Rafael Soariano

Rafael Soriano nasceu em 23 de novembro de 1920 em Cidra, localizada na província de Matanzas, Cuba. Após se formar na prestigiada Escola Nacional de Belas Artes San Alejandro, em Havana, retornou a sua província e lecionou Artes Visuais por mais de 10 anos. Ainda em Matanzas, ajudou a fundar e, posteriormente, dirigiu a  Escola de Belas Artes da província, uma instituição conceituada como a mais importante escola de arte fora de Havana. Nos anos 69, por ocasião da revolução cubana, Soriano exilou-se nos Estados Unidos com sua família e, lá, trabalhou com design, retornou ao trabalho docente na Catholic Welfare Bureau e continuou a pintar no período da noite.

A carreira de Soriano iniciou pelo abstracionismo geométrico e, nos anos 50, o artista fez parte do grupo dos Dez Pintores Geométricos Concretos. Porém, a partir da segunda metade dos anos 60, o trabalho de Soriano passou por uma mudança significativa e, deixando de lado o rigor das formas geométricas, o artista abraçou a maneira mais visceral do abstracionismo, criando formas que expressavam emoções, sentimentos e introspecções místicas. Nesse período, ele fez grande avanço no uso da luz e das formas para expressar sua visão metafísica do mundo e do tempo em que viveu.

Soriano, desde sua primeira exposição individual em 1947, no Lyceum and Lawn Tennis de Havana, participou de mais de 200 mostras individuais e coletivas ao longo de sua vida. Seu trabalho influenciou artistas como o chileno Roberto Matta, o mexicano Rufino Tamayo e seu conterrâneo Wifredo Lam. Mesmo tendo deixado o mundo físico em 2015, a obra de Rafael Soriano continua proclamando sua visão mística e metafísica da vida em coleções privadas e públicas na América e na Europa. E, deste modo, a Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba é uma das instituições que, no continente americano, mantém em seu acervo uma obra expressiva do período mais transcendente de Rafael Soriano.

Tramada del Horizonte“, 1993. Técnica: serigrafia a cores. Dimensões: 70 cm x 100 cm. Doação Cia Bozano. Foto: Maycon Albuquerque.

Última atualização: sábado, 16 de agosto de 2025