1917-2010.
O artista Robert Goodnough (1917-2010) foi um pintor de origem norte-americana, que participou do movimento expressionista abstrato. Na década de 1940, Goodnough se formou pela Universidade de Syracuse e serviu no exército dos Estados Unidos. E após o fim da guerra, em 1946, aprofundou seus estudos artísticos na Escola de Belas Artes Ozenfant, em Nova York, e na escola de verão de Hans Hofmann, em Provincetown, Massachusetts. Em 1950, concluiu seu mestrado na Universidade de Nova York, período em que começou a publicar artigos na revista ARTnews e a apresentar suas pinturas ao público.
Robert é considerado um dos últimos representantes da geração original da Escola de Nova York, mas também é classificado por alguns estudiosos como parte da segunda geração de artistas expressionistas abstratos.
Goodnough foi um dos 24 artistas selecionados entre 256 participantes para a histórica Exposição de Arte da Rua 9 em 1951, e continuou a participar dos anuários de pintura e escultura realizados em Nova York entre 1953 e 1957 — eventos notáveis por serem organizados e curados pelos próprios artistas.
Ao longo de sua carreira, participou de dezenas de exposições individuais e centenas de coletivas, tanto nos Estados Unidos quanto internacionalmente. Bem no início de sua carreira, suas obras eram vistas principalmente na Galeria Wittenborn, em Nova York. Entre os anos de 1952 e 1970, expôs, também, na Galeria Tibor de Nagy, retornando a esse espaço entre 1984 e 1986. Entre muitas outras exposições que o artista mostrou seu trabalho. Goodnough deixou um legado importante na arte moderna americana, com uma carreira que atravessou décadas e influenciou gerações.

Última atualização: segunda-feira, 25 de agosto de 2025