UFPB obtém licença de funcionamento para compra de reagentes químicos

Documento permite retomada de atividades de ensino, pesquisa e extensão que dependem dos insumos

sexta-feira, 12 de setembro de 2025
atualizado em terça-feira, 7 de outubro de 2025

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conquistou, no dia 11 de setembro, o certificado de licença de funcionamento para aquisição de reagentes químicos, emitido pela Polícia Federal. A autorização tem validade de um ano e possibilita o pleno desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas nos centros e laboratórios da instituição.

A licença estava vencida desde novembro de 2024, o que impôs restrições ao funcionamento de laboratórios e dificultou a realização de práticas de ensino, pesquisa e extensão. A regularização representa um avanço importante para a universidade, que agora retoma a possibilidade de aquisição de materiais essenciais tanto para a rotina de aulas quanto para projetos científicos.

Para a professora Íris Braz, Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Sebtt) e docente do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial, responsável técnica pela licença, a conquista significa mais do que um documento formal. “Esta conquista é muito importante para que as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão ocorram plenamente em nossos centros e laboratórios, que, por muito tempo, estavam atuando com restrições ou ausência de reagentes, inviabilizando, muitas vezes, que análises e práticas importantes pudessem acontecer. Agora, a UFPB resgata sua licença para a compra de reagentes químicos, sendo possível a aquisição de materiais tanto para a rotina de aulas como para que os pesquisadores avancem em seus projetos e produzam resultados de impacto à academia e à sociedade”, destacou.

* * *

Texto: Marcel Vieira

Foto: Marta França

Ascom/UFPB