UFPB discute parceria com Unimed e Prefeitura de João Pessoa para Programa de Cirurgia Robótica e Telecirurgia
Audiência com a reitora Terezinha Domiciano reuniu representantes da Unimed João Pessoa e da Secretaria Municipal de Saúde

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu nesta segunda-feira (19), representantes da Unimed João Pessoa e da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa para uma audiência institucional que teve como pauta a discussão de possibilidades de parceria no Programa de Cirurgia Robótica e Telecirurgia da Unimed do Brasil. O encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria e contou com a participação da reitora Terezinha Domiciano, do presidente da Unimed João Pessoa, diretor de Mercado e Marketing da Unimed do Brasil, e docente da UFPB Gualter Lisboa Ramalho, do secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira Filho, da representante da Edge Medical Benita Zhang, do assessor da Reitoria Roberto Germano e da chefe de gabinete Maria José.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para a construção de uma cooperação entre universidade, município e Unimed João Pessoa, com foco na ampliação do acesso à cirurgia robótica e à telecirurgia. “Esse projeto de cirurgia robótica e telecirurgia já vem sendo desenvolvido há cerca de um ano. Aqui na Universidade já é a terceira reunião que nós fazemos aqui com a reitora e já tivemos algumas conversas também com o município, com os quais temos uma série de parcerias conjuntas, para desenvolver projetos que são de interesses multilaterais”, explicou Gualter Lisboa Ramalho.
A proposta envolve o uso de tecnologias inovadoras, como equipamentos capazes de realizar treinamento, mentoria e até procedimentos cirúrgicos de forma remota, acelerando a formação de profissionais e a disseminação do modelo. João Pessoa se destaca no cenário nacional e internacional por sediar a primeira telecirurgia robótica do mundo realizada com internet de baixo custo, em outubro de 2025.
No encontro, também foi destacada a importância da UFPB no fortalecimento do programa, especialmente pela formação de recursos humanos qualificados e pela atuação integrada de profissionais que já transitam entre a universidade, a rede pública de saúde e a Unimed.

“Nesse caso, interessa a todos implementar essa tecnologia que está a ser vista na humanização e garante uma eficiência operacional grande e elevar a democratização da excelência cirúrgica e assistencial aponta aos lugares mais inacessíveis. É ampliar a acessibilidade e tornar a cirurgia digital uma cirurgia de fato democrática. E com isso a gente está trazendo um robô chinês, a Edge Medical, que acabou de chegar na Unimed, e estamos lançando um centro de treinamento que possibilita romper a primeira barreira, que é a barreira de formação médica”, afirmou Gualter Ramalho.
O Programa de Cirurgia Robótica e Telecirurgia da Unimed do Brasil está estruturado em três comitês: o Comitê Científico-Regulatório, coordenado por Petrúcio Sarmento, da Unimed João Pessoa e professor voluntário do Departamento de Cirurgia da UFPB; o Comitê de Capacitação e Treinamento; e o Comitê de Negócios.
Entre os encaminhamentos da audiência, está a atualização do Termo de Cooperação Técnica entre a Unimed João Pessoa e a UFPB, firmado inicialmente em 2020, durante a pandemia da Covid-19. A nova etapa da parceria deverá ter como foco principal o treinamento e a capacitação em cirurgia robótica e telecirurgia, com a disponibilização do centro de treinamento médico da Unimed João Pessoa para profissionais da universidade e da Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda expectativa que o projeto possa oferecer oportunidades junto a um dos novos cursos de graduação da UFPB, o curso de Engenharia de Robôs.
* * *
Texto e fotos: Elidiane Poquiviqui