Reitora da UFPB vai a Brasília tentar reverter corte orçamentário

Gestora se reuniu com parlamentares e integrantes do MEC

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
atualizado em quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, está desde ontem (3) em Brasília para, além de buscar mais recursos para a instituição, tentar reverter o corte orçamentário de R$ 14,3 milhões sofrido pela universidade, o qual tornou a UFPB a única universidade federal do país a ter o orçamento efetivamente reduzido. 

Hoje (4), a dirigente teve audiência com o senador Veneziano Vital do Rêgo, para discutir a recuperação dos recursos cancelados e a possibilidade de novas emendas para a UFPB e o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Já ontem, a reitora foi ao Ministério da Educação (MEC) e conversou com o Secretário de Educação Superior do ministério, Marcus Vinicius David, e com o Diretor de Modelos de Financiamento da Rede, Juscelino Pereira Silva. Segundo Terezinha Domiciano, eles levarão a questão ao ministro Camilo Santana, a fim de solucioná-la.

A gestora também esteve no gabinete do deputado federal Luiz Couto, que, conforme a Reitora da UFPB, se sensibilizou com a causa e vai discutir os cortes com o titular do MEC. Além disso, falou-se sobre o envio de recursos para programas específicos da UFPB.

* * *
Ascom/UFPB
Fotos: Acervo Pessoal de Terezinha Domiciano e Marta França