I Simpósio Regional Interuniversitário sobre saúde da mulher em maio

Inscrições abertas pelo SiGEventos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia, nos dias 7 e 8 de maio, o I Simpósio Regional Interuniversitário, iniciativa promovida pelo Departamento de Psicologia em parceria com instituições de ensino superior e órgãos públicos que atuam na promoção dos direitos das mulheres. O evento acontece no auditório 412, localizado no prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O simpósio reúne estudantes, profissionais e pesquisadores em uma programação dedicada à discussão interdisciplinar sobre a saúde da mulher, com atividades ao longo de todo o dia 7, das 9h30 às 21h, e na manhã do dia 8, das 9h às 12h. 

Ao longo do evento serão abordados aspectos biopsicossociais relacionados à maternidade, saúde feminina, cultura do corpo, políticas públicas e enfrentamento à violência de gênero. A programação inclui mesas-redondas, palestras e minicursos, com o objetivo de proporcionar um espaço de formação, diálogo e reflexão crítica sobre temas contemporâneos que impactam diretamente a vida das mulheres.

No primeiro dia, as atividades têm início com uma mesa-redonda sobre maternidade, abordando gestação, puerpério e fatores protetivos, com a participação da enfermeira Morgana Guedes e da doula Suelyn de Andrade. Em seguida, especialistas discutem a saúde feminina em suas múltiplas dimensões, reunindo profissionais das áreas de nutrição e ginecologia.

À tarde, serão realizados minicursos voltados ao aprofundamento de temáticas específicas, e, à noite, a programação segue com a palestra “Body Positivity; Cultura da magreza e o corpo ideal no século XXI”, ministrada por Thais Pessoa, além de uma mesa-redonda sobre políticas públicas voltadas às mulheres, com participação de representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa.

No dia 8, o debate se volta para questões relacionadas à violência de gênero e seus impactos. A programação inclui palestras sobre feminicídio e violência doméstica por parceiro íntimo, destacando suas consequências nos processos cognitivos, além de uma mesa-redonda que discute as dores vivenciadas pelas mulheres a partir de diferentes perspectivas profissionais, incluindo psicologia, nutrição e fisioterapia.

O simpósio conta com a parceria do Conselho Regional de Psicologia (CRP), do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), da UNINASSAU, do Centro de Referência de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da UFPB (CoMu) e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa.

Aberto a estudantes de graduação, profissionais das áreas da saúde, ciências humanas e sociais e demais interessados, o evento tem inscrições gratuitas, realizadas de forma on-line até o dia 6 de maio, ou enquanto houver vagas, por meio da plataforma SIGEventos.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do evento no Instagram:@sriunordeste ou pelo e-mail latccna@gmail.com.

***

Texto: Elidiane Poquiviqui

Imagem: Divulgação

Serviço

Data: 7–8 de maio de 2026