UFPB avança em ranking internacional de sustentabilidade
Universidade alcançou a 29ª posição entre 60 instituições de ensino superior brasileiras

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve avanços no UI GreenMetric World University Ranking, classificação internacional que avalia o compromisso das instituições de ensino superior com a sustentabilidade.
De acordo com o resultado de 2025, a UFPB alcançou a 29ª posição entre 60 instituições de ensino superior brasileiras avaliadas, considerando universidades públicas e privadas. Em 2024, a instituição figurava como a 32ª colocação entre 47 universidades do país. O ranking nacional – de 2025 ou 2024 – pode ser acessado por meio da alteração do filtro “Country” (país) para “Brazil”.
No cenário global, a Universidade também apresentou progresso, passando da colocação 974ª, em 2024 (entre 1.477 instituições), para a posição 940ª, em 2025 (entre 1.745 avaliadas).
A pontuação total cresceu de 4.795 para 5.425 pontos, refletindo melhorias consistentes em áreas estratégicas, a exemplo do eixo Energia e Mudanças Climáticas, que registrou um aumento de 900 para 1.125 pontos, evidenciando o fortalecimento de políticas energéticas mais eficientes, e do eixo Transporte, que evoluiu de 850 para 1.175 pontos, indicando avanços em mobilidade sustentável.
Os resultados refletem os esforços desenvolvidos por uma gestão com foco no fortalecimento de políticas e práticas voltadas à sustentabilidade, à gestão ambiental e à implementação de ações alinhadas aos critérios do GreenMetric, que abrangem infraestrutura, energia, resíduos, água, transporte, educação e pesquisa.
Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024–2028), disponível na página da Proplan/UFPB, a Universidade vem estruturando ações que fortalecem a sustentabilidade como eixo transversal do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão administrativa.
Como modelo de desenvolvimento orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o PDI estabelece metas estratégicas voltadas à eficiência energética, gestão de resíduos e governança ambiental. Nesse sentido, a UFPB está desenvolvendo a plataforma do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS) e estruturando as equipes responsáveis por sua execução, iniciativas que visam aperfeiçoar as ações de sustentabilidade e ampliar os resultados nos próximos ciclos de avaliação.
* * *
Texto: Proplan UFPB
Edição e arte: Ascom UFPB