O Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba pretende dotar o Estado da Paraíba de uma competente base de geração e difusão de conhecimentos científico-tecnológicos a serviço do seu desenvolvimento sustentável. A criação do Instituto fundamenta-se na convicção de que a UFPB tem uma alentada capacidade de produção acadêmico-científica e tecnológica de qualidade que pode ser, com grande proveito, mais orientada ao desenvolvimento da Paraíba.
O Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais surge de um projeto de docentes do CCHLA e tem como objetivo primordial contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento de línguas, literaturas e culturas, por meio de uma estrutura voltada para o desenvolvimento da política e planejamento linguísticos no âmbito da instituição. Compreende programas, projetos e ações que possibilitem o acesso da comunidade acadêmica a diferentes línguas e culturas em diferentes espaços.
O Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM) é órgão suplementar da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criado pela Resolução 15/2014, do Conselho Universitário (CONSUNI-UFPB). Com sede e foro na cidade de João Pessoa-PB, o IPeFarM foi sucedâneo do antigo Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), criado em 1968, e sua infraestrutura física incorporou as instalações do LTF acrescidas das novas estruturas dos Laboratórios Integrados de Ensaios Biológicos, dos Laboratórios de Caracterização e Análises de Fármacos e do Centro de Pesquisa Clínica e Farmacoterapia.
O Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFPB) é um órgão suplementar vinculado à Reitoria com caráter executivo temático, consultivo, formador e de assessoramento, com autonomia técnico-administrativa e científico-acadêmica. O IPE/UFPB visa formar, habilitar profissionais nas áreas de saúde e afins sobre Envelhecimento; produzir conhecimentos neste campo do saber e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e atividades de extensão neste eixo temático, oferecendo qualificação em ensino de pós-graduação.
Última atualização: terça-feira, 25 de novembro de 2025