Nota de Pesar

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lamenta, com pesar, o falecimento do servidor José Derivaldo Ancelmo ( Zezinho) da Marcenaria, da Superintendência de Infraestrutura da UFPB.
Parte da história de Sr. Zezinho na UFPB foi contada numa matéria publicada pela Ascom UFPB em 2021, ano em que ele e sua equipe estavam recuperando móveis do Museu Casa de Cultura Hermano José. Diz a matéria:
“Em 1971, ingressava na UFPB e na Carpintaria, José Derivaldo Ancelmo, o “Zezinho”. Filho de carpinteiro, ele aprendeu o ofício vendo o pai fabricar, manualmente, peças como carro de boi, veículo de duas rodas usado principalmente em áreas rurais.
Entre tantas peças já fabricadas por Zezinho ao longo da trajetória de quase 50 anos, a exemplo de mesas, gaveteiros, e dos antigos quadros de giz, uma recordação especial para o mestre é a da fabricação de uma pipa – um tonel de madeira – para armazenamento de álcool no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF). Ele e outros dois marceneiros levaram dois meses para produzir o tonel, cuja capacidade é de cinco mil litros. “É gratificante, é bom ver o resultado do meu trabalho”, contou.
Sr. Zezinho é reconhecido por sua dedicação diária à UFPB, especialmente à marcenaria. Um colega muito querido por todos; um servidor dedicado, incansável, criativo e cuidadoso com o seu trabalho.
Neste momento de perda a UFPB expressa as mais sinceras condolências e deseja, ainda, conforto aos familiares e amigos.
Universidade Federal da Paraíba