Ministro da Educação visita a UFPB e acompanha obras de ampliação do Centro Cirúrgico e Obstétrico do HULW
Agenda incluiu visita ao Centro de Simulação em Saúde do Hospital Universitário e assinatura de ordem de serviço da nova subestação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta segunda-feira (15), a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, para a assinatura da ordem de serviço da nova subestação e o acompanhamento das obras de reforma e ampliação do Centro Cirúrgico e Obstétrico da unidade hospitalar. A agenda institucional teve como objetivo verificar o andamento dos serviços e conhecer de perto as estruturas voltadas à assistência, ao ensino e à formação em saúde.
O ministro esteve acompanhado do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, do secretário de Educação Superior (Sesu), Marcus Vinícius David, da secretária de Educação Básica (SEB), Kátia Schweickardt, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli, além de assessores do Ministério da Educação (MEC). A comitiva foi recepcionada pela Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, e pelo superintendente do HULW, Alexandre Medeiros, juntamente com gestores da universidade e do hospital.

Durante a visita, a equipe ministerial percorreu as áreas em reforma, acompanhando com detalhes o andamento da obra de ampliação do Centro Cirúrgico e Obstétrico, considerada estratégica para o fortalecimento da assistência à saúde, a qualificação dos serviços prestados à população e a ampliação da capacidade de atendimento do hospital universitário.

O ministro Camilo Santana apresentou ações e investimentos do governo federal na educação superior, como a retomada das obras paralisadas, a criação de novos cargos e funções gratificadas, além de novas vagas de concurso para docentes e servidores técnico-administrativos. “Isso vem para garantir uma melhor gestão das universidades, pelo compromisso que o presidente Lula tem com as nossas universidades e as nossas instituições federais”, destacou o ministro.
A reitora Terezinha Domiciano lembrou dos enormes desafios que a universidade ainda enfrenta, mas enfatizou que a UFPB, que em 2025 completa 70 anos, representa um patrimônio do estado da Paraíba e do Brasil. A reitora ainda destacou três ações que vão exigir um esforço conjunto da universidade com o MEC: o investimento em assistência e permanência estudantil, para combater a evasão e permitir o acesso à universidade e a efetiva conclusão dos curso; o olhar especial para as escolas técnicas, em especial para o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, escola com mais de 100 anos, que transforma vidas de estudantes, sobretudo do interior do estado; e o investimento para os prédios históricos, que precisam ser restaurados e preservados. “Os prédios históricos são essenciais para o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, e representam parte do patrimônio da UFPB para a sociedade paraibana”.

A agenda incluiu ainda uma visita ao Centro de Simulação em Saúde do HULW, espaço voltado à formação prática de médicos, técnicos, residentes e estudantes da área da saúde. No local, foram apresentadas metodologias de ensino que utilizam bonecos e manequins de alta tecnologia, capazes de simular procedimentos clínicos e cirúrgicos com elevado grau de realismo. As demonstrações evidenciaram como o uso dessas tecnologias contribui para a qualificação profissional, a segurança do paciente e a melhoria do atendimento prestado no hospital.

O Centro de Simulação em Saúde do HULW tem papel central na formação acadêmica desenvolvida na UFPB e foi um dos fatores determinantes para que o curso de Medicina da Universidade alcançasse, de forma inédita, a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação. A estrutura permite integrar ensino, pesquisa e assistência, e fortalece a formação prática desde a graduação até a residência médica.

* * *
Texto: Marcel Vieira
Foto: Marcel Vieira
Ascom/UFPB