NOTA OFICIAL

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
atualizado em quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape),  informa que os Restaurantes Universitários (RUs) precisarão ter o serviço suspenso temporariamente para a realização de reformas imprescindíveis à manutenção estrutural e melhoria do atendimento para a garantia da segurança alimentar estudantil. Essas intervenções foram estrategicamente programadas para o período de recesso acadêmico, quando a demanda de acesso ao RU é naturalmente menor em virtude da ausência de aulas e outras atividades regulares.

Diante disso, para garantir que os estudantes que estarão em atividades acadêmicas e que solicitaram a pecúnia do devido prazo através do comunicado https://www.prape.ufpb.br/wp-content/uploads/sites/207/sites/207/2025/11/comunicado-63_25-funcionamento-auxilios-e-RU_DEZ-25-e-JAN_26.pdf, a Prape assegurará o pagamento, em pecúnia, do auxílio substitutivo ao acesso ao RU. Em reunião realizada nesta terça-feira (10) com a Reitora da UFPB e a Prape juntamente com a coordenação da Residência Universitária, bem como a Reunião da Vice-Reitora e representantes do movimento estudantil da residência, foram definidos os encaminhamentos referentes ao pagamento da pecúnia durante o período de fechamento do Restaurante Universitário.

Considerando as normas vigentes do Programa de Assistência Estudantil, ficou estabelecido o pagamento de um valor mínimo de R$540,00 a todos os residentes contemplados no https://www.prape.ufpb.br/wp-content/uploads/sites/207/sites/207/2025/11/comunicado-63_25-funcionamento-auxilios-e-RU_DEZ-25-e-JAN_26.pdf, com possibilidade de complementação conforme a frequência devidamente registrada, seguindo a metodologia que sendo aplicada desde 2024 e que já foi utilizada em outras situações em que o RU precisou ser interrompido. Tal medida busca garantir o suporte necessário à alimentação dos estudantes, observando os critérios institucionais de controle e transparência.

Em relação à solicitação, feita pelos estudantes, de reajuste do auxílio destinado à alimentação aos fins de semana, atualmente no valor de R$400,00, a UFPB informa que a demanda foi registrada como prioridade e será analisada após a aprovação do orçamento do próximo exercício, no âmbito do Conselho de Assistência Estudantil.

A Prape e a Reitoria têm conduzido esse processo com ampla transparência e diálogo. Somente este ano, foram realizadas duas audiências públicas sobre o funcionamento dos Restaurantes Universitários; foi formada uma Comissão para discutir o modelo de restaurante universitário, com participação de estudantes e outros segmentos; além de reuniões específicas com diferentes segmentos estudantis. No último dia 1º de dezembro, a Prape esteve reunida com os residentes universitários para esclarecer todas as dúvidas apresentadas, reafirmando o compromisso de acolhimento e de construção conjunta das soluções.

A UFPB reafirma seu compromisso com o diálogo constante, a valorização da representação democrática da Residência Universitária e a melhoria contínua das condições de permanência estudantil, mantendo-se aberta às instâncias coletivas para construção de soluções responsáveis e sustentáveis.

João Pessoa, 10 de dezembro de 2025

Geórgia Dantas Macedo
Pró-reitora de Assistência e Promoção ao Estudante 

Mônica Nóbrega
Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba

Terezinha Domiciano Dantas Martins
Reitora da Universidade Federal da Paraíba