UFPB concede título de doutor honoris causa a juiz da Corte Internacional de Justiça

Leonardo Nemer Caldeira Brant recebeu a homenagem no auditório da Reitoria

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
atualizado em sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Aconteceu nesta quinta-feira (19), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a cerimônia de concessão de título de doutor honoris causa ao juiz Leonardo Nemer Caldeira Brant, da Corte Internacional de Justiça. 

A homenagem foi proposta pelos docentes Marcílio Toscano, Fredys Sorto e Gustavo Batista, do Departamento de Direito Público do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB), e busca reconhecer o magistrado pela sua trajetória acadêmica e pela contribuição para a justiça enquanto elemento estratégico para a promoção da paz entre os povos.

A cerimônia contou com a presença da reitora em exercício da UFPB, Mônica Nóbrega, o professor Marcílio Toscano, a professora Werna Karenina Marques de Sousa, representando a Direção do CCJ, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, Pablo Leurquin, e o professor Marcelo Sitcovsky, coordenador dos Órgãos Deliberativos Superiores. 

O homenageado agradeceu o título em seu discurso: “É um momento muito especial, me sinto honrado. A paraíba é terra natal de Epitácio Pessoa, que foi igualmente juiz da Corte Internacional de Justiça e foi um dos fundadores da estrutura normativa da justiça internacional. Então, recebo essa homenagem com muita humildade, muita modéstia, mas também com muito orgulho”, disse Leonardo Brant.

* * *
Fotos: Angélica Gouveia
GCI/UFPB