UFPB lança edital para acesso de estudantes de pós-graduação a residências e Rus
Inscrições para seleção ocorrem no período de 5 a 20 de fevereiro, via Sigaa

As Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PRPG) e de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) abriram um processo seletivo para acesso de estudantes de mestrado e doutorado à residência universitária, com acesso ao Restaurante Universitário (RU). São ofertadas 14 vagas, distribuídas entre os quatro campi: João Pessoa (5), Areia (5), Bananeiras (2), e Rio Tinto/Mamanguape (2).
De acordo com o edital publicado, o candidato tem de ser aluno regular de curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) e possuir renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo. Bolsas de estudo pagas pela UFPB, por agências de fomento ou órgãos conveniados serão consideradas no cálculo da referida renda familiar per capita. Os candidatos serão classificados na seleção de acordo com a pontuação recebida após análise socioeconômica.
O processo seletivo é para acesso à residência e ao restaurante onde for sediado o curso do estudante, não envolvendo o pagamento de pecúnia de auxílio. Além disso, é destinado a discentes que se deslocaram para residir na cidade-sede do curso.
Dessa forma, vale a seguinte regra: para aluno do Campus I, o respectivo núcleo familiar não pode residir nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo; para estudante do Campus II, o núcleo familiar não pode residir no perímetro urbano de Areia; para aluno do Campus III, o núcleo familiar não pode residir no perímetro urbano de Bananeiras ou Solânea; para estudante do Campus IV, o respectivo núcleo familiar não pode residir no perímetro urbano de Mamanguape ou Rio Tinto.

As inscrições devem ser realizadas no período de 5 a 20 de fevereiro, por meio do Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Antes de solicitar a inscrição no Sigaa, é preciso realizar dois procedimentos no referido sistema, acessado por meio de login e senha do estudante.
O primeiro passo é aderir ao Questionário Socioeconômico, na aba Bolsas (selecionar processo seletivo 01/2026), e preenchê-lo. Na sequência, é necessário atualizar a Situação Socioeconômica, disponível em Outros (opção Meus Dados Pessoais), inserindo informações atualizadas sobre a renda bruta de todos os membros do núcleo familiar. Só então o candidato acessa a aba Bolsas no Sigaa, clica em Solicitação de Bolsas e escolhe a opção referente ao Processo Seletivo 01/2026.
A divulgação da lista de inscritos será publicada, nas páginas da PRPG e da Prape, no dia 23 de fevereiro. Após período de avaliação, o resultado preliminar será divulgado no dia 13 de abril. Mais informações sobre os documentos comprobatórios exigidos para a inscrição, cronograma e demais detalhes da seleção estão disponíveis no edital publicado pela UFPB.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos seguintes endereços eletrônicos, de acordo com o campus onde o discente cursa a graduação: estudantes do Campus I (João Pessoa): servsocial@prape.ufpb.br; estudantes do Campus II (Areia): camops.ufpb@gmail.com; estudantes do Campus III (Bananeiras): nae@cchsa.ufpb.br; estudantes do Campus IV (Rio Tinto/Mamanguape): caes@ccae.ufpb.br .

* * *
Texto: Milena Dantas
Fotos: Angélica Gouveia e Gustavo Ribeiro