UFPB e UPE ofertam 35 vagas de mestrado para Educação Física em Programa Associado de Pós-graduação

As inscrições vão até 29 de janeiro

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
atualizado em segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: 260120262.jpg

O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade de Pernambuco (UPE) publicou o Edital nº 02/2025, que regulamenta o processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Educação Física, com início no ano letivo de 2026.

Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas, distribuídas entre duas áreas de concentração: Saúde, Desempenho e Movimento Humano, e Educação Física, Movimento Humano e Sociedade, contemplando diferentes linhas de pesquisa voltadas aos estudos biodinâmicos, socioculturais, pedagógicos e de promoção da saúde. As vagas são definidas de acordo com a disponibilidade dos docentes orientadores vinculados ao programa.

O edital prevê a reserva de 20% das vagas em cada linha de pesquisa para as politicas afirmativas voltadas aos candidatos autodeclarados negros, indígenas, pessoas com deficiência e integrantes de povos e comunidades tradicionais, conforme a legislação vigente.

Podem se candidatar ao processo seletivo, portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelos órgãos competentes, inclusive candidatos formados no exterior, desde que atendidas as exigências legais previstas no edital. O curso de mestrado tem duração máxima de 24 meses, podendo ser prorrogado em situações excepcionais.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPB (SIGAA/UFPB), no período de 23 a 29 de janeiro de 2026, mediante o envio da documentação exigida em formato digital. A taxa de inscrição é de R$ 85,93.

O processo seletivo será composto por três etapas: análise do projeto de pesquisa, apresentação e arguição do projeto (ambas de caráter eliminatório) e análise do currículo (classificatória). As etapas de apresentação e arguição ocorrerão de forma remota, por videoconferência, conforme cronograma previsto no edital.

As disciplinas serão em regime semestral, sendo parte delas na UFPB e parte na UPE, devendo o candidato ter disponibilidade para transitar entre os locais de oferta das disciplinas a cada semestre. A partir do ingresso no curso, os discentes deverão desenvolver as suas atividades na instituição e no grupo de pesquisa ao qual o docente orientador está vinculado, excetuando-se os períodos em que as atividades acadêmicas dos estudantes exigirem mobilidade para outra instituição.

Todos os resultados, comunicados oficiais e eventuais alterações no cronograma serão divulgados nos sites do programa, nos endereços eletrônicos da UFPB e da UPE. O edital completo, com informações detalhadas sobre linhas de pesquisa, docentes orientadores, critérios de avaliação e cronograma, está disponível para consulta pública.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia