A Ouvidoria é um instrumento destinado à promoção do controle social e participação no âmbito da UFPB. A partir das manifestações enviadas pelos cidadãos, a Ouvidoria busca propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços e auxilia na prevenção e correção dos atos ilícitos. O canal utilizado pela Ouvidoria é o Fala.BR, uma plataforma criada e monitorada pela Controladoria-Geral da União, por meio da qual você pode cadastrar denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação.
Em vigor desde 1º de julho de 2013, a Lei nº 12.813/2013 (Lei de Conflito de Interesses) criou mecanismos para que o servidor ou empregado público federal previna possíveis conflitos de interesses e resguarde informações privilegiadas. Para agilizar a comunicação entre o agente público e o Governo Federal no âmbito da nova lei, a Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu o SeCI – Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflitos de Interesses. O SeCI permite ao servidor ou empregado público federal fazer consultas e pedir autorização para exercer atividade privada, bem como acompanhar as solicitações em andamento e interpor recursos contra as decisões emitidas, tudo de forma simples e rápida.
Última atualização: quarta-feira, 19 de novembro de 2025