UFPB e UFCG reúnem os melhores cursos de Medicina da Paraíba
Em julho de 2025 o curso da UFPB alcançou a nota máxima de avaliação do MEC

Os cursos de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), obtiveram conceito 4 — em uma escala que varia de 1 a 5 — no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, as maiores notas no estado da Paraíba.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) e confere às duas instituições federais o reconhecimento de cursos de boa qualidade.
Esta foi a primeira edição do Enamed, modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltada especificamente para os cursos de Medicina. A avaliação será realizada anualmente e seus resultados poderão ser utilizados em processos seletivos de programas de residência médica.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enamed avaliou 89.024 participantes, entre estudantes concluintes e profissionais de Medicina, com índice geral de proficiência de 75%. Entre os concluintes, 67% apresentaram desempenho considerado adequado. Na análise por categoria administrativa, foram avaliados 6.502 estudantes de instituições federais de ensino superior, dos quais 83,1% alcançaram percentual de proficiência.

Durante a coletiva de imprensa de divulgação dos resultados, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a avaliação tem como objetivo assegurar a qualidade dos cursos ofertados no país e que objetiva “garantir que as instituições que ofertam esses cursos, tanto públicos quanto privados, sejam de excelente qualidade. Estamos avaliando se o curso tem boas infraestrutura, monitoria, laboratório, professores(…) isso a gente só pode fazer avaliando os resultados, dialogando com as instituições, para que elas possam melhorar”, afirmou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou o Enamed como “um verdadeiro diagnóstico da formação médica no Brasil”, ressaltando a importância da avaliação para o fortalecimento do sistema de saúde.
Além do desempenho no Enamed, o curso de Medicina da UFPB alcançou, em julho de 2025, o conceito 5 — nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação. Foi a primeira vez, desde sua autorização em 1951 e reconhecimento pelo MEC em 1955, que o curso obteve a avaliação máxima, consolidando a trajetória da Universidade Federal da Paraíba de excelência acadêmica e compromisso com a formação médica de qualidade.
* * *
Texto: Angélica Gouveia com informações do MEC, Seres, Inep, Ebserh e UFCG.
Fotos: Milena Dantas