Textos integrais de comunicações em Simpósios Temáticos


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

ST-4) A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCRITA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E RETROCESSOS

COLÔNIA SÃO PEDRO DO PINDARÉ-MA (1845-1881) PDF
Karilene Costa Fonseca, Juciene Ricarte Apolinário
LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA PDF
Galtiére José dos Santos, Kathleen Kyara G. de Araújo

ST-5) HISTÓRIA E IMPRENSA: A CULTURA E A POLITICA NO BRASIL DO SÉCULO XX

NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DA BORBOREMA: CAMPINA GRANDE COMEMORA O SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL PDF
Roberta Gerciane Viana de Araújo, Luciano Mendonça de Lima

ST-6) HISTÓRIA AGRÁRIA: DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA SOCIAL E AMBIENTAL

A LEI DE TERRAS DE 1850: UM ESTUDO DE CASO NOS MUNICÍPIOS DE BOQUEIRÃO E CABACEIRAS PDF
Lucileide Procópio de Arruda

ST-9) HISTÓRIA POLÍTICA

“CASSAR E CAÇAR”: O GOLPE CIVIL-MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964) PDF
Joabe Barbosa Aguiar
A CAMPANHA ELEITORAL PARA PRESIDENCIA DO ESTADO DA PARAÍBA DE 1912: O JOGO DO PODER E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO SIMBÓLICA PDF
Giulianne Chrishina Barros dos Anjos
PODER, PERMANÊNCIA E LEGITIMIDADE POLÍTICA: UM DIÁLOGO DAS CONTRIBUIÇÕES DE PETER BURKE E MARC BLOCH PDF
Fabricia Evellyn Araújo Medeiros, Amelia Neta Diniz de Oliveira, José Adilson Filho

ST-10) EPISTEMOLOGIA, HISTORIOGRAFIA & LINGUAGENS

FUTURO E PRESENTE: TEMPO E ESPAÇO NA ESCRITA DE MANOEL DANTAS PDF
José Marcus Guedes de Araújo, Joel Carlos de Souza Andrade

ST-11) ENSINO DE HISTÓRIA: INTERFACES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA

ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS NO CFP/UFCG PDF
Yonnara Marcelia Dias Alves, Maria Lucinete Fortunato
UNIVERSIDADE E A ESCOLA: DIÁLOGO NECESSÁRIO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL PDF
Márcia de Albuquerque Alves, Vilma de Lurdes Barbosa e Melo

ST-12) HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: PESQUISANDO EM ESCALA E ENSINANDO CONEXÕES.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: INCENTIVO PARA O (RE) CONHECIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO PDF
Giovanna de Aquino Fonseca Araújo

ST-13) CULTURAS, IDENTIDADES E RELIGIOSIDADES AFROBRASILEIRA, INDIGENA E CIGANA

CULTOS RELIGIOSOS E DIVERTIMENTOS DE AFRO-DESCENDENTES NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1890 – 1930) PDF
Joelma Maria Bento de Araujo, Jose Pereira de Sousa Junior
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL FIRMO SANTINO DA SILVA – ALAGOA GRANDE/PARAÍBA PDF
Cilene de Sousa Agostinho, Waldeci Ferreira Chagas

ST-14) FONTES IMPRESSAS E HISTÓRIA: A HISTÓRIA NARRADA EM LETRAS DE FORMA

A BUSCA DO BELO PELA MULHER PARAIBANA: A BELEZA VISTA PELOS OLHARE DOS ANUNCIOS DE BELEZA DA “REVISTA ERA NOVA” DOS ANOS (1921-1923) PDF
Iranilson Buriti de Oliveira, Stephanie Dianny Pereira de Araújo

ST-16) INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964

EDUCANDO O CIDADÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA:O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PERÍODO MILITAR PDF
Rafael Nóbrega Araújo, Patrícia Cristina de Aragão Araújo
ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSTRUINDO RELEITURAS DO PASSADO, CONTRA A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA PDF
Alianna Batista da Silva, Patrícia Cristina de Aragão Araújo
PERSPECTIVAS E EXTERIORIDADES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ATUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS DE ENSINO NAS ESCOLAS PDF
Emanuella Bezerra de Oliveira Araujo, João Batista Gonçalves Bueno

ST-17) MUNDOS DO TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESISTÊNCIAS DOS TRABALHADORES

CONDIÇÕES DE TRABALHO, EXPROPRIAÇÃO E RESISTÊNCIA NA PARAÍBA: A LIGA CAMPONESA DE SAPÉ PDF
Juliana Ferreira Alves, Jocekelly Henrique Carvalho
POR MÃOS FEMININAS: REFLEXÕES SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO PDF
Francisca Pereira Araújo

ST-18) SOCIEDADE E CULTURA NAS PROVÍNCIAS DO NORTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA SOBRE O OITOCENTOS

A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI PDF
Diana da Silva Araujo

ST-19) MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: DA TRAMA AOS REGISTROS

DAS “SUBVERSÕES” DOCENTES NAS TRAMAS DE “CLIO”: ENSINO DE HISTÓRIA, PROFISSÃO DOCENTE E DITADURA MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964-1985) PDF
Ramon de Alcântara Aleixo

ST-20) LINGUAGENS HISTORIOGRÁFICAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MÉTODOS E REPRESENTAÇÕES.

A BUSCA DA IDENTIDADE PARAIBANA NA OBRA DE EUDÉSIA VIEIRA: “TERRA DOS TABAJARAS” PDF
Luíra Freire Monteiro, Viviane de Fátima Aquino
IMIGRANTE EM CARTAZ!: ANÁLISE DAS IMAGENS DE PROPAGANDA DOS FILMES O HOMEM QUE VIROU SUCO (1980), AVENTURAS DE UM PARAIBA (1982) E O BAIANO FANTASMA (1984/88) PDF
Rafael da Silva Abreu