ST-1) AS CIDADES E OS USOS DO PASSADO: DIÁLOGOS COM A MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS
| A CONSTRUÇÃO DE UM IDEAL DE CIDADE: ELPÍDIO DE ALMEIDA E “HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE” | |
| Regina Paula Silva da Silveira |
| MEMÓRIAS E INSTITUÇÃO - RELATOS SOBRE A ESCOLA POLITÉCNICA DE CAMPINA GRANDE | |
| José Valmi O. Torres, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
| MEMÓRIAS SOBRE A EDUCAÇÃO CAMPINENSE: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA ORAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE NAS DÉCADAS DE 1950-60 | |
| Nita Keoma Lustosa de Sousa |
| VIVÊNCIAS LEMBRADAS: MEMÓRIAS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES (N)DOS ESPAÇOS E NOS MODOS DE VIVER NA CIDADE DE AROEIRAS – PB (1970-1990) | |
| Aparecida Barbosa da Silva |
ST-3) SOCIEDADE, ECONOMIA E POLÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE: O CASO DO BRASIL NO PERÍODO (1950-2010)
| DA CRISE INTERNACIONAL DE 1981-1983 AO NEOLIBERALISMO TARDIO: O CASO DO BRASIL NA DÉCADA DE OITENTA DO SÉCULO XX | |
| Glaudionor Gomes Barbosa, Manuela Celestino da Silva |
ST-4) A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCRITA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E RETROCESSOS
| CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE AULA | |
| Ana Regina Silva Medeiros, Stephanie Cinthia Pereira da Silva |
| LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA | |
| Galtiére José dos Santos, Kathleen Kyara G. de Araújo |
| O SINGULAR E O PLURAL NO INDIGENISMO: A ETNOGÊNESE COMO CHAVE DE DESCONSTRUÇÃO DO ÍNDIO CRISTALIZADO | |
| Daniel Santana Leite da Silva |
| UMA BREVE ANÁLISE DO “LUGAR” DA PRÉ-HISTÓRIA E DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
| Cláudia Cristina do Lago Borges, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Eliakin Ramos Moura da Silva |
ST-5) HISTÓRIA E IMPRENSA: A CULTURA E A POLITICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
| IMPRENSA E MOVIMENTO ESTUDANTIL: A ATUAÇÃO POLÍTICA DO CENTRO ESTUDANTAL CAMPINENSE NA CONJUNTURA ANTERIOR AO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 | |
| Ajanayr Michelly Sobral Santana, Iranilson Buriti |
ST-7) VEREDAS HISTORIOGRÁFICAS: NOVAS LINGUAGENS PARA PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA
| MULHER E ICONOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO BÁSICO DE HISTÓRIA | |
| Wellerson Almeida de Sousa |
| RÊ BORDOSA E AS DIMENSÕES DO FEMININO NOS QUADRINHOS UDIGRUDI | |
| Keliene Christina da Silva |
| UM ESTUDO SOBRE O CAPITÃO AMÉRICA E SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
| Filipe Viana da Silva |
ST-9) HISTÓRIA POLÍTICA
| A DITADURA MILITAR NAS MEMÓRIAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA | |
| Rosilene Dias Montenegro, Fábio Ronaldo da Silva, José Valmi Oliveira Torres |
| A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA DE AGRESTINA-PE (2000-2008) | |
| Fagna Soares |
| A POLÍTICA PARAIBANA NOS ANOS 1930: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA E A FORMAÇÃO DO AMERICISMO (1930 – 1934) | |
| Bárbara Bezerra Siqueira Silva |
| HISTÓRIA POLÍTICA E FEMINISMO: UMA ANALISE HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA NO CARIRI PARAIBANO | |
| Aristófanes Alexandre da Silva |
| PARA ALÉM DO “SIM, SENHOR”: A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA) E A DITADURA MILITAR NA PARAÍBA (1965-1979) | |
| Dmitri da Silva Bichara Sobreira |
| PODER E FAMÍLIA EM CARUARU: UMA BREVE ANÁLISE DA HEGEMONIA POLÍTICA DAS FAMÍLIAS QUEIROZ, LIRA E RODRIGUES LACERDA | |
| Jefferson Abraão do Nascimento Silva |
| VOLTANDO A CENA: A MAÇONARIA PERNAMBUCANA E O FIM DO ESTADO NOVO | |
| Augusto César Acioly Paz Silva |
ST-10) EPISTEMOLOGIA, HISTORIOGRAFIA & LINGUAGENS
| DEMOCRACIA E AUTORITARISMO NO BRASIL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO? | |
| Weslley Rangel Brasileiro dos Santos |
| HISTORIOGRAFIA PARAIBANA: OLHARES SOBRE A SECA | |
| Josinaldo Gomes da Silva |
| UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA: DOS CAMPOS DE ALAGOA NOVA PARA OS CAMPOS DE BATALHA DE UMA GUERRA QUE SE FOI | |
| Luiz Carlos dos Santos |
ST-11) ENSINO DE HISTÓRIA: INTERFACES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA
| DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: RUPTURAS E DESCONTINUIDADES | |
| Maria José Bezerra dos Santos |
| O ENSINO DE HISTÓRIA E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: APROXIMAÇÕES | |
| Isaac Cardoso Santos |
| O SISTEMA EDUCACIONAL E AS FALHAS NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS | |
| Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva, Auricelia Auricelia Lopes Pereira |
| TECENDO EXPERIÊNCIAS: UMA DESCRIÇÃO DAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO | |
| Ramsés Nunes e Silva, Alan Tassio Galdino, José Eudes Ferreira da Silva |
ST-13) CULTURAS, IDENTIDADES E RELIGIOSIDADES AFROBRASILEIRA, INDIGENA E CIGANA
| ACERVO DIGITAL: ORGANIZAÇÃO, ACESSIBILIDADE E USO DE BANCO DE DADOS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA | |
| Thiago Brandão da Silva, Elio Chaves Flores |
| CAPOEIRA EM ALAGOAS: DISCUSSÃO SOBRE O PIONEIRISMO NO ESTADO | |
| Maria Sandra da Silva, Clara Fernandes |
| CULTOS RELIGIOSOS E DIVERTIMENTOS DE AFRO-DESCENDENTES NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1890 – 1930) | |
| Joelma Maria Bento de Araujo, Jose Pereira de Sousa Junior |
| LEGADOS CULTURAIS DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL: FESTAS, DANÇAS E RELIGIÃO | |
| Jose Pereira de Sousa Junior |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA GERALDO COSTA | |
| Maria de Fátima de Sales Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA ANNA ELISA SOBREIRA | |
| Leonardo Sousa da Silva |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICOR-RACIAIS NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA ESCOLA CANDIDO RÉGIS DE BRITO – ALAGOA GRANDE-PB | |
| Luís Carlos Oliveira Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
ST-14) FONTES IMPRESSAS E HISTÓRIA: A HISTÓRIA NARRADA EM LETRAS DE FORMA
| A “BOA IMPRENSA” NO ANO DE 1918 PELO ARCEBISPO DA PARAÍBA DOM ADAUCTO | |
| Bruna Cristina Lima Nascimento, Fabiano Santos Ferreira, José Pereira de Sousa Junior |
| DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DO JORNAIS NO E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
| Daviana Granjeiro da Silva |
ST-16) INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964
| ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSTRUINDO RELEITURAS DO PASSADO, CONTRA A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA | |
| Alianna Batista da Silva, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
| ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA E A DITADURA MILITAR: MEMÓRIAS E RESSIGNIFAÇÕES DO PASSADO | |
| Rafael Porto Ribeiro, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
| MEMÓRIA E MUSICA: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA CONTRA A MORDAÇA DA DITADURA | |
| Geilza da Silva Santos, Ana Carolina de Araújo Marinho, Gilbergues Santos Soares |
| NÂO SÓ DE AULA VIVE O ESTUDANTE: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO NA SOCIEDADE CAMPINENSE DA DÉCADA DE 60 | |
| Rosicleide Henrique da Silva |
| O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONEXÃO COM A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA (OSPB) | |
| Amannda Dativa de Melo Silva, Rosangela Laurentino Brito, José Tancredo Lobo |
| POR UMA ESTAGNAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DAS MASSAS | |
| Alex Pereira da Silva |
ST-17) MUNDOS DO TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESISTÊNCIAS DOS TRABALHADORES
| ORGANIZAÇÃO CAMPONESA NA DÉCADA DE 1950: A INFLUÊNCIA PETEBISTA NA FUNDAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE BARREIROS-PE | |
| Thayana de Oliveira Santos |
| UM SINDICATO NO OLHO DO FURACÃO: A DISPUTA PELO CONTROLE DO SINDICATO DE BARREIROS EM MEIO ÀS TENSÕES NO PRÉ-GOLPE (1963-1964) | |
| Izabel Helena Acioli Siqueira dos Santos |
ST-18) SOCIEDADE E CULTURA NAS PROVÍNCIAS DO NORTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA SOBRE O OITOCENTOS
| INSTRUÇÃO DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAHYBA OITOCENTISTA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UM PINTOR DE HISTÓRIA DO BRASIL | |
| Wellington Oliveira de Sousa |
| POLÍTICA E ESCRAVIDÃO DA PARAHYBA DO NORTE: ANTONIO ALVES DE SOUZA CARVALHO E SEU VOTO EM SEPARADO | |
| Lucian Souza da Silva |
| UM ESTUDO PROSOPOGRÁFICO DA NOBILIARQUIA PARAIBANA NO SEGUNDO REINADO (1840-1889) | |
| Myraí Araújo Segal, Serioja R. C. Mariano |
ST-19) MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: DA TRAMA AOS REGISTROS
| CARTOGRAFIAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UMA HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR EM PATOS-PB | |
| Daniela Medeiros da Silva |
ST-20) LINGUAGENS HISTORIOGRÁFICAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MÉTODOS E REPRESENTAÇÕES.
| A IDENTIDADE PARAÍBANA NA OBRA “HISTÓRIA DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA”, DE MAXIMIANO LOPES MACHADO | |
| Luíra Freire Monteiro, Marinês Cavalcante da Silva |