Everton David


Arara – PB, 1989.

Everton David é artista visual, jornalista e mestre em culturas midiáticas audiovisuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nasceu em 10 de julho de 1989, na cidade de Arara, na Paraíba. Atualmente, vive e trabalha na cidade de João Pessoa. Seu trabalho busca explorar as relações afetivas contemporâneas a partir de uma leitura de iconografia médica e farmacêutica, relacionando-as às ideias de cura e doença. Desse modo, o artista busca formar uma espécie de geografia da organicidade do corpo e dos sentimentos, fundamentando sua pesquisa poética na relação humana, meio ambiente e seus desdobramentos sociais. David trabalha com linguagens e suportes variados, como escultura, instalação, performance, fotografia e vídeo, mas compreende que não há uma só técnica que move toda a sua pesquisa e produção, mas sim um conjunto de temas que lhe interessam e que, a partir deles, suas ideias vão se desdobrando em diversas técnicas Sua trajetória artística se iniciou em 2014, quando participou da exposição coletiva Conexões Exposesc, do Sesc Paraíba, em João Pessoa e Campina Grande.

Desde então, tem tido suas obras expostas em vários eventos pelo Nordeste. Recebeu, em 2016, o Prêmio Aquisição no Salão de Artes Visuais do Sesc Paraíba. Participou, no ano de 2019, da residência artística Arapuca, na cidade do Conde, Paraíba, coordenada pelo artista Serge Huot. Sua mais recente exposição individual, Apontamentos de cura, realizada no ano de 2024, na Galeria Casarão 34, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, com curadoria de Walter Arcela, reuniu cerca de 10 obras suas. A oportunidade de ocupar esse espaço se deu por meio da recente implementação de um processo de ocupação artística, pela prefeitura da cidade de João Pessoa, para todos os equipamentos de cultura disponíveis na cidade por meio de editais.

Obras:

Sem título #1 (Série: não houve química), 2017. Técnica: pasta de papel a cores. Dimensões: 31,5 x 60 cm. Doação do artista.

Última atualização: sexta-feira, 27 de junho de 2025