Rodolfo Athayde

Rodolfo Augusto Athayde Neto graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1975. Fez pós-graduação em Medicina na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, entre 1980 e 1984, onde frequentou também o curso de artes plásticas no Taller Leonardo da Vinci, tendo aulas com os mestres Père Cara e César Lopez Ozómio. Realizou sua primeira exposição individual no Brasil, na galeria Macunaíma, da Funarte, no Rio de Janeiro, em 1986.

Sobre a obra e o estilo de Athayde, o artista Raul Córdula fez destacando algumas das principais características: “(…) Uma pessoa bem informada, que trabalha em si as contradições de tempo-espaço que sua realidade de artista nordestino traduz. Estamos diante de um artista erudito cuja obra grita aos olhos numa mensagem de lutas e contrastes, que é articulada a partir do plano de cor pura ou modulada, segundo a gramática de cada quadro, mas que também sussurra uma vontade geométrica, uma necessidade de ‘ordenar o mundo’ que passa nas entrelinhas da sua obra, na harmonia das suas composições. Estes aspectos estão na arte do povo de maneira mais objetiva.(…) A obra de Rodolfo identifica-se com o universo criativo que envolve de uma forma natural. Sua geometria é uma tradução corretíssima da sua história artística, sua cor reflete nossa luz e nossas esperanças”, pontuou sobre a arte do paraibano exposta na Galeria Gamela de Arte, em 1987.

Fonte: Paraiba Criativa

Obras

Sem titulo, s/d. Técnica: acrílica s/ tela. Dimensões: 170 x 119cm

Sem título, 1989. Técnica: Acrílica a cores s/tela. Dimensões: 102 x 102 cm. Número de registro: 003. Foto: Maycon Albuquerque. Doação do Artista.

Última atualização: sexta-feira, 11 de outubro de 2024